Em boletim divulgado nesta segunda-feira (17), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado com um quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que levou a uma alteração no tratamento até então administrado.“Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada”, destacou o comunicado, publicado no perfil oficial do Vaticano no Instagram.
Ainda de acordo com a publicação, Francisco teve uma boa noite de sono, tomou café da manhã e se dedicou à leitura de jornais. “Mantém o bom humor”, acrescentou o Vaticano.
O pontífice foi levado para a Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14), para realizar exames e seguir com o tratamento de um quadro inicialmente identificado como bronquite.
Saúde do Papa
Essa não é a primeira vez que o Papa sofre com problemas pulmonares. O pontífice, que já tem 88 anos, teve um pulmão removido quando era mais jovem. Desde a retirada, o Papa sofre com crises de bronquite e tosses crônicas.
Além disso, Francisco desenvolveu dificulades severas de locomoção nos últimos anos, e é frequentemente transportado de cadeira de rodas. Para se locomover sozinho, o pontífice usa bengala ou andador.