O que propõem os candidatos de Manaus para o transporte público?
O Portal Projeta traz hoje as principais propostas dos candidatos à prefeito de Manaus para solucionar os problemas do transporte público na capital amazonense. O levantamento foi feito pelo portal de notícias G1, com base no plano de governo de cada político, anexado à ficha do DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre ideias apresentadas, há propostas para criação de novas passagens de nível, renovação da frota e uso da tecnologia no sistema de transporte público de Manaus.
Os onze candidatos que concorrem a vaga de Prefeito da capital amazonense são: Amazonino Mendes (Podemos), David Almeida (Avante), Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT), Alberto Neto (Republicanos), Chico Preto (DC), Alfredo Nascimento (PL), Marcelo Amil (PCdoB), Coronel Menezes (Patriotas), Romero Reis (Novo) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Confira as propostas para o transporte público, por ordem alfabética:
Alfredo Nascimento (PL)
O plano de governo de Alfredo Nascimento propõe uma tarifa justa, para remuneração do sistema e renovação da frota; rotas com horário, ônibus que circulem em horários pré-determinados; garantia de acessibilidade em espaços urbanos; ônibus com tecnologia embarcada, para controle das gratuidades, meia passagem e pagamento; e desenvolver estudos para abertura de novas vias.
Amazonino Mendes (Podemos)
O plano de governo de Amazonino Mendes propõe reorganizar o trânsito, desafogando os horários de pico; reestruturação das rotas do transporte público; organizar e ampliar as áreas de ciclovias, trazendo segurança aos ciclistas e motoristas; implantar programa para recuperação das calçadas em Manaus; e aperfeiçoar o sistema de ordenamento de estacionamento no centro da cidade.
Capitão Alberto Neto (Republicanos)
O plano de governo do Capitão Alberto Neto propõe modernização, otimização e aumento da segurança do sistema de transporte coletivo; planejamento para funcionamento integrado e eficaz de diferentes modais de transporte; programa de construção e recuperação de calçadas e meios-fios das principais vias de áreas comerciais e dos bairros; e parcerias intergovernamentais e com a iniciativa privada para ampliação e modernização da infraestrutura viária de Manaus.
Chico Preto (Democracia Cristã)
O plano de governo de Chico Preto propõe uma revisão da licitação do transporte público; parceria com os motoristas de aplicativo para transporte de servidores, visando a eliminação dos contratos de aluguel de veículos; instalação de piso tátil nas calçadas das vias com maior circulação de pedestres; viabilização, por meio de parcerias, a retomada da construção de corredores de ônibus na cidade; viabilização para o fortalecimento do transporte aquaviário na cidade de Manaus; revitalização das vias asfálticas da cidade; revitalização e criação de ciclovias e ciclofaixas; criação de cruzamentos rodocicloviários; dentre outras propostas.
Coronel Menezes (Patriotas)
O plano de governo do Coronel Menezes propõe a construção de um viaduto na Rotatória da Feira do Produtor; estudos para a construção de uma passagem de nível no cruzamento da Avenida Humberto Calderaro com a Avenida André Araújo; construção de uma passagem de nível que integrará a Avenida Professor Nilton Lins e a Avenida Torquato Tapajós; criação de corredores exclusivos de ônibus; renovação gradativa da frota; realização de estudos para a construção de novos terminais; implantação do sistema inteligente de controle de semáforos; construção de paradas seguras e integradas ao sistema de informação de linhas; ampliação da rede de ciclovias; implantação de projeto para a construção de calçadas; dentre outras propostas.
David Almeida (Avante)
O plano de governo de David Almeida propõe alargamento de vias; requalificação de um trecho da Avenida Paraíba; corredor de ligação novo eixo Leste e Oeste (Avenida do Turismo com Desembargador João Machado); corredor de ligação no eixo Norte e Sul; construção do viaduto da Rotatória do Produtor; integrar a Avenida das Torres com o Distrito Industrial; estruturação do transporte coletivo em Manaus com foco na expansão, qualidade, pontualidade, acessibilidade e segurança do sistema; implantar, através de parcerias com a iniciativa privada, mini estações de ônibus climatizadas em paradas de grande concentração de usuários; construção da rede cicloviária de Manaus; instalação de bicicletário e paraciclos; elaborar o projeto de requalificação das calçadas da cidade; dentre outras propostas.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
O plano de governo de Gilberto Vasconcelos propõe uma empresa pública de obras, controlada pelos Conselhos Populares; estatização sem indenização do transporte e tarifa zero; corredores exclusivos de ônibus; criar um sistema alternativo de aplicativo público para romper com o esquema de concorrência desleal dos aplicativos privados; plano de recuperação e ampliação viário que contemple todas as formas de deslocamento, inclusive de ciclovias.
Marcelo Amil (PCdoB)
O plano de governo de Marcelo Amil propõe diversificar o modal através da construção de portos na Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Tarumã, transportando passageiros até o porto do São Raimundo através de lanchas; mudança na forma de remuneração das concessionárias do transporte coletivo, sendo proposto remunerar por quilômetro rodado; e a linha 1 do VLT.
Ricardo Nicolau (PSD)
O plano de governo de Ricardo Nicolau propõe executar projetos para novos eixos viários, viadutos e passagens de níveis para desafogar o trânsito; implementar o Passe Livre Estudantil; reavaliar a viabilidade da Faixa Azul; revitalizar a malha viária de Manaus com asfalto com garantia técnica mínima de 5 anos; asfaltar vias secundárias nos bairros; implantar sinais inteligentes; propor estudo para alargamento das principais vias de Manaus; construir novos recuos, alargamentos e retornos; recuos para ônibus; ampliar direitas livres; aumentar número de ciclofaixas; renovação da frota de ônibus; criar aplicativo para passageiros de ônibus; dentre outras propostas.
Romero Reis (Partido Novo)
O plano de governo de Romero Reis propõe a implantação do sistema BRT; mobiliários urbanos adequados, como paradas de ônibus padronizadas e adequadas ao clima; logística de veículos de cargas, definindo trajeto e horário de circulação de veículos de carga; programa de rotas secundárias; implantação de sistema cicloviário; incentivo a bicicletas, scooters, patinetes elétricos e carros compartilhados; projeto Calçadas para todos; urbanismo técnico, com um sistema de mudança de conscientização da forma de se deslocar entre os diversos pontos da cidade, com a priorização da Mobilidade Ativa; centros de bairros; centros de bairros; e a implantação do sistema aquaviário.
Zé Ricardo (PT)
O plano de governo de Zé Ricardo propõe planejamento e infraestrutura urbana; transporte coletivo; transporte hidroviário; trânsito; estacionamento; ciclovias; mas não especifica como o candidato executará os serviços propostos.
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