A capital amazonense acaba de conquistar um investimento de R$ 100 milhões da Ventisol Agratto, empresa do setor eletroeletrônico que produz condicionadores de ar e micro-ondas. A nova fábrica será construída na AM-010, zona Norte, em um terreno de 260 mil m², com obra inicial de 50 mil m² – o maior investimento do setor em 2025 no Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Eu recebi hoje os presidentes da Eletros e da Ventisol, que anunciaram esse grande investimento em Manaus, com a expansão da fábrica na AM-010. Um investimento de R$ 100 milhões que vai dobrar o número de empregos gerados pela empresa em Manaus. E a prefeitura estará dando todo o suporte necessário para este crescimento”, declarou o prefeito de Manaus, David Almeida.
Impactos para Manaus
✔ Geração de empregos: Número de vagas na empresa deve dobrar
✔ Localização: Estrutura estratégica na principal via de escoamento da produção (AM-010)
✔ Incentivos fiscais: Aproveitamento dos benefícios da Zona Franca de Manaus até 2073
O presidente executivo da Eletros disse que a expansão anunciada, a maior do setor neste ano, demonstra a confiança da indústria com a Zona Franca de Manaus (ZFM). A novidade é resultado de negociações que ocorrem desde o início do ano para atrair novos investimentos na capital após a aprovação da reforma tributária.
“Isso mostra a confiança da indústria eletroeletrônica na Zona Franca de Manaus, na cidade de Manaus, e é isso que a gente veio mostrar ao prefeito, na busca de ampliação e dar mais segurança e infraestrutura para o setor eletroeletrônico”, enfatizou Jorge Nascimento Júnior.
Por que a Ventisol escolheu Manaus?
Alexis Tcholakian, presidente da empresa, destacou:
“A gente está acreditando muito aqui na Zona Franca de Manaus como uma força industrial do país inteiro. A Zona Franca de Manaus também oferece incentivos fiscais para as empresas se instalarem, aproveitando a força do trabalhador amazonense que também colabora com a gente nesse investimento e crescimento”, destacou o proprietário da Ventisol.
Reforma tributária
A reforma tributária representa um novo momento para Manaus, consolidando a cidade como um dos principais polos industriais do Brasil. A partir de 2032, Manaus será o único local do país a manter incentivos fiscais, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para investidores.
Esse diferencial fortalece a ZFM, preservando sua competitividade e atraindo novos empreendimentos, especialmente nos setores eletroeletrônico, duas rodas e de bionegócios. Com regras mais claras e incentivos garantidos até 2073, a capital amazonense se torna um ambiente estratégico para negócios de longo prazo. Além da manutenção das indústrias já instaladas, a expectativa é que novas empresas escolham Manaus como destino de investimentos, ampliando a geração de empregos e impulsionando a economia local.
A diversificação do Polo Industrial de Manaus (PIM) também ganha força, abrindo espaço para inovação tecnológica e o fortalecimento da cadeia produtiva regional. Com isso, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico, preparando a cidade para se tornar, nos próximos anos, a “cidade do emprego”.


