Nos últimos três meses, o Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) registrou mais de 30 prisões relacionadas a roubos a ônibus. Essas ações resultaram na desarticulação de cinco grupos criminosos.
Ações Integradas
O diretor do NURRC, delegado Charles Araújo, destacou que as prisões foram fruto de ações integradas com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). “Estamos comprometidos em combater esses crimes e devolver a paz à população”, afirmou Vinícius Almeida, secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Levantamento de Informações
Durante esse período, o núcleo tem se dedicado ao levantamento de informações sobre os grupos que atuam em coletivos e rotas. O delegado Araújo mencionou que os números indicam uma tendência de redução nos assaltos a ônibus e coletivos.
Prisões Recentes
Entre os dias 19 e 23 de setembro, um grupo foi desarticulado, resultando na prisão de Antônio Marcelo Lima de Figueiredo Filho, 26; Israel Mota dos Santos, 28; Kleverton Ramos da Silva, 20; e Yuri Queiroz de Oliveira, 24, além de um adolescente de 16 anos. Yuri é suspeito de ter realizado pelo menos 12 assaltos entre 1º e 16 de setembro.
Dados de Redução
O Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (CIESP) aponta que Manaus teve uma redução de 35% nos roubos a ônibus de janeiro a agosto deste ano. A tendência de desaceleração se mantém em 2024, com 285 roubos a menos em comparação ao mesmo período do ano passado.
Operações de Policiamento
As operações “Rota Segura” e “Catraca” foram intensificadas pela PMAM, reforçando o policiamento nas rotas de transporte coletivo e no Distrito Industrial. A operação “Ajuricaba” também foi implementada, focando em ações de policiamento ostensivo e repressivo.