O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que poderá se candidatar à reeleição em 2026, caso considere necessário para impedir o retorno ao poder daqueles que descreveu como “trogloditas”. A declaração foi feita durante uma entrevista à rádio CBN.
Ser candidato não é prioridade
Lula, que estará prestes a completar 81 anos durante a campanha eleitoral de 2026, destacou que há pessoas qualificadas em seu grupo político para concorrer à presidência, mas disse que precisará avaliar sua idade e condição de saúde antes de tomar uma decisão sobre uma possível candidatura. Ele enfatizou que a reeleição “não é a primeira hipótese”.
“Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que meus 80 anos virarão 40 e eu poderei ser candidato”, afirmou Lula.
Idade avançada
O presidente mencionou também a necessidade de evitar o retorno de indivíduos que classificou como “fascistas” ao poder:
“Mas não é a primeira hipótese. Nós vamos ter que pensar muito, eu sei que eu vou estar com 80 anos, eu tenho que medir qual é o meu estado de saúde, qual é a minha resistência física, porque eu quero ter responsabilidade com o Brasil. Mas não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista, não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista como nós já tivemos.”