sábado, junho 21, 2025
More
    HomeCotidianoSociedadeLei institui o combate ao cyberbullying nas escolas públicas do AM

    Lei institui o combate ao cyberbullying nas escolas públicas do AM

    Publicado em

    Objetivo é conscientizar os danos causados pelo bullying cibernético

    O governador Wilson Lima sancionou a Lei 5.826, que trata sobre ações de enfrentamento ao cyberbullying nas escolas públicas do Amazonas. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) do último dia 22 de março. A iniciativa quer inibir e conscientizar sobre ações violentas que tem como base a internet.

    De acordo com a nova legislação, caberá à Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em conjunto com o Conselho Estadual de Educação, desenvolver estratégias de enfrentamento ao Cyberbullying nas escolas públicas do Amazonas, incluindo as instituições das redes municipais.

    A ação visa combater a prática de comportamentos hostis no meio virtual, além de conscientizar os estudantes sobre os danos causados pelo bullying e cyberbullying.

    De acordo com a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, a decisão vem para reforçar os trabalhos da pasta em relação aos crimes cibernéticos.

    “O Governo do Estado tem traçado estratégias para trabalhar a questão com o cuidado e a seriedade que são exigidas para o tema. Nosso foco é desenvolver uma política consistente que integre as redes de ensino e os resultados de combate ao cyberbullying sejam ainda melhores”, destacou a secretária de Educação.

    Lei 5.826 – De acordo com a legislação, as atividades serão aplicadas através de plataformas digitais, no formato de campanhas educacionais, que incentivem os alunos sobre a importância dos danos causados nas vítimas, além da responsabilidade de quem pratica.

    O apoio psicológico aos alunos que forem vítimas da prática também está previsto.

    Cyberbullying – Considerado como a nova ameaça virtual, o bullying cibernético é diferente do bullying tradicional, pois sua disseminação acontece no plano virtual, sendo mais rápido os ataques contra a vítima. No Brasil, a prática é considerada crime de calúnia, injúria e difamação, com pena de um a até quatro anos de reclusão, já para menores de idade seus familiares devem indenizar a vítima por danos morais.

    Leia mais:
    Mais de 1 mil casos de bullying são registrados em escolas de Manaus
    Proposta inclui psicólogos e assistentes sociais nas escolas de Manaus
    Professor brasileiro é um dos que mais sofrem intimidação

    Últimos Artigos

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...

    Amazonas Meu Lar impulsiona construção civil e geração de empregos

    Manaus lidera lançamentos imobiliários na região Norte no primeiro quadrimestre do ano O programa Amazonas...

    Mais artigos como este

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...