Um levantamento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) demonstrou que aproximadamente 30% do total de licenças ambientais emitidas pelo orgão em 2019 são de indústrias que fazem parte da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O monitoramento é feito pela Gerência de Licenciamento Industrial (Geli). A gerência é responsável pelo licenciamento ambiental das atividades industriais, comerciais, obras civis e de infraestrutura, produção de energia, transportes e outras atividades no Estado do Amazonas.
O levantamento que foi realizado pela Geli durante o ano de 2019, demonstra, ainda, que as emissões de licenças para as indústrias estiveram no topo das atividades empresariais do Instituto. Na sequência, pode-se observar que 10% de licenças emitidas são de atividades de comercialização de combustíveis (postos).
Aproximadamente 23 atividades industriais foram licenciadas durante o ano de 2019, é o que declarou a gerente da Geli, Rosivana Campos. “Além das atividades de indústrias do PIM e de comercialização de combustível que lideraram o ranking, ainda tivemos as atividades de transportes rodoviários de produtos/resíduos, postos de combustíveis flutuantes e Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário”, destacou.
A gerente ressaltou também que dentro da Geli a emissão de licenças para essas atividades são recorrentes desde o ano de 2017. “Nós percebemos que esses setores, desde os anos anteriores, têm sido as principais atividades procuradas no instituto para que seja feita o processo de licenciamento”, disse.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta*
*Com informações do Ipaam