A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), vinculada à Secretaria de Saude do Estado, está com estoque baixo de bolsas de todos os tipos sanguíneos, com algumas em estado crítico. Com demandas diárias de transfusão de sangue, a fundação convoca os doadores para comparecerem à instituição antes do feriado prolongado, quando, habitualmente, já há uma queda nas doações, com intuito de normalizar a quantidade do material.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que no mínimo 1% dos habitantes de um país sejam doadores de sangue. O ideal seria que ficasse em torno de 3 a 5 %. No Brasil, dezesseis brasileiros em cada mil são doadores de sangue, o que representa 1,6% da população. Em cada doação, são retirados cerca de 450ml de sangue. Este volume é reposto em 24 horas e todos os outros componentes do sangue em até 30 dias.
As doações no Hemoam podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede da fundação, localizada à avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região centro-sul da capital. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga também recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, zona leste. Para doar, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Também é necessário estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.
Confira no quadro abaixo quem doa para quem e quem recebe de quem:
Doar sangue salva vidas!
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta