O governador Wilson Lima decretou ponto facultativo nos dias 25 e 28 de outubro para repartições públicas, autarquias e departamentos do Governo do Amazonas. A decisão contempla o aniversário de Manaus, celebrado no dia 24 de outubro, e o Dia do Funcionário Público, em 28 de outubro. No entanto, os serviços essenciais de saúde e segurança seguirão operando normalmente durante o período.
Serviços Essenciais Mantidos
Os serviços nas áreas de saúde e segurança serão mantidos integralmente. O governador Wilson Lima reforçou que a população continuará a ter acesso a serviços essenciais, como unidades de saúde e delegacias. “A população vai continuar tendo acesso aos serviços essenciais com o funcionamento de unidades de saúde, delegacias e outros locais de primeira necessidade para o cidadão”, afirmou o governador.
Atendimentos de Urgência e Emergência
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) garantiu que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde em Manaus continuarão funcionando em regime de plantão 24 horas. Isso inclui:
- Seis prontos-socorros (três adultos e três infantis)
- Sete maternidades
- Nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs)
- Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Serviço de emergência psiquiátrica no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam)
As SPAs e UPAs atenderão casos de baixa e média complexidade, enquanto os prontos-socorros estarão disponíveis para casos mais graves. As maternidades seguirão atendendo normalmente as gestantes.
Atendimento no Interior
Nos 61 municípios do interior do estado, as unidades hospitalares continuarão operando em regime de plantão, oferecendo atendimento de urgência e emergência.
Serviços Agendados Retornam no Dia 29 de Outubro
As unidades que atendem consultas agendadas, como os Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e Policlínicas, retornarão às atividades no dia 29 de outubro. Como não há agendamento de serviços no Sistema de Regulação (Sisreg) para fins de semana e feriados, não será necessário realizar remarcações.
Fundações de Saúde: Atendimento 24 Horas
Os hospitais das fundações de saúde, incluindo a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), continuarão oferecendo serviços de emergência e internação em regime de plantão 24 horas.
Polícia e Bombeiros em Regime de Plantão
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo em toda a capital. Em casos de emergência, a população pode entrar em contato pelos números 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará de prontidão pelo número 193.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) seguirá um esquema especial, com algumas delegacias funcionando em regime de plantão 24 horas, como as centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), além de unidades especializadas como a Delegacia de Homicídios e Sequestros (DEHS) e Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul.
As demais delegacias e DIPs retomarão suas atividades normais no dia 29 de outubro, das 8h às 17h.
Registro de Ocorrências Online
Ocorrências podem ser registradas online por meio da Delegacia Virtual (Devir), disponível no site oficial do governo federal.
Cidadania: Programas e Centros de Convivência
Os restaurantes e cozinhas do programa Prato Cheio não funcionarão durante o ponto facultativo, retornando no dia 29 de outubro. Os Centros de Convivência, administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), também estarão fechados, retomando suas atividades no mesmo dia.
Atendimento Emergencial à Mulher
O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) da zona centro-sul continuará operando normalmente em regime de plantão 24 horas. Já o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), no interior, voltará a funcionar a partir do dia 29 de outubro.
PAC: Retorno dos Atendimentos
Os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) retornarão ao funcionamento no dia 29 de outubro.