terça-feira, fevereiro 3, 2026
More
    Home Poder Gilmar Mendes decide que recursos para Bolsa Família podem ficar fora do...

    Gilmar Mendes decide que recursos para Bolsa Família podem ficar fora do teto de gastos

    0
    270
    Ministro Gilmar Mendes, do STF. Foto: Nelson Jr./STF

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou em um despacho neste domingo (18) que os recursos que garantem o valor do Bolsa Família (atual Auxílio Brasil) sejam retirados do teto de gastos. A decisão veio depois de um pedido protocolado pela Rede Sustentabilidade na sexta-feira (16).

    A decisão também prevê que o dinheiro necessário para manter o valor do Bolsa Família em R$ 600 possa ser obtido pela abertura de crédito extraordinário por meio de medida provisória. Assim, as despesas não precisam ser incluídas no limite do orçamento. A decisão tem caráter liminar e ainda será analisada pelo plenário do STF.

    “Reputo juridicamente possível que eventual dispêndio adicional de recursos com o objetivo de custear as despesas referentes à manutenção, no exercício de 2023, do programa Auxílio Brasil (ou eventual programa social que o suceda) pode ser viabilizado pela via da abertura de crédito extraordinário, devendo ser ressaltado que tais despesas não se incluem na base de cálculo e nos limites estabelecidos no teto constitucional de gastos”, diz o documento.

    Com a retirada do Bolsa Família do teto de gastos, o governo eleito fica menos dependente da aprovação da PEC da Transição, que aumenta o orçamento para garantir que os auxílios sejam pagos.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here