sexta-feira, janeiro 2, 2026
More
    HomeCotidianoFeno contaminado causou morte de cavalos em Manaus, conclui Adaf

    Feno contaminado causou morte de cavalos em Manaus, conclui Adaf

    Publicado em

    A bactéria Clostridium botulinum foi a responsável pela morte de mais de 20 cavalos em Manaus e em Presidente Figueiredo nos primeiros dias de janeiro de 2025, diz laudo da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). De acordo com o órgão, os cavalos ingeriram feno contaminado pela bactéria que causa o botulismo.

    Morte de cavalos em Manaus

    Na época, foram registrados oficialmente 22 casos de morte de cavalos na região metropolitana de Manaus, sendo 12 no Haras da Universidade Nilton Lins, 8 em uma chácara no bairro Tarumã — zona Oeste de Manaus — e 2 no município de Presidente Figueiredo.

    Inicialmente, 3 cavalos do Haras da Nilton Lins morreram subitamente, o que levou a equipe veterinária do local a se mobilizar. Os outros animais do local que também apresentaram sintomas foram isolados e receberam tratamento com soro. Mesmo assim, pelo menos outros 9 cavalos morreram na Universidade em poucos dias.

    Cavalos da Nilton Lins receberam tratamento com soro para sintomas.
    Cavalos da Nilton Lins receberam tratamento com soro para sintomas. FOTO: Reprodução

    De acordo com o informe da Adaf, foram analisados outros casos de morte de animais que consumiram o mesmo alimento, e casos de animais que ingeriram o feno contaminado, mas sobreviveram. O número exato não foi divulgado.

    Botulismo em equinos

    O botulismo, doença que levou os animais à morte, é uma doença neurológica grave causada pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A doença é mais comumente transmitida pela ingestão de água ou alimentos infectados, mas também pode ser adquirida por insetos como moscas e besouros.

    No caso dos cavalos mortos em manaus, a ingestão da toxina se deu por meio do feno produzido no Haras da Universidade Nilton Lins, que é usado para alimentar os animais do local e vendido para outros criadores locais.

    A contaminação de alimento pode acontecer quando não há o armazenamento adequado, ou quando o feno foi cultivado em solo previamente contaminado com a bactéria.

    Alguns dos sintomas que cavalos contaminados pelo botulismo podem apresentar incluem: fraqueza muscular, tremores, paralisia, perda de apetite, dificuldade para respirar e engolir, entre outros.

    A taxa de mortalidade varia entre 40% e 65%, dependendo da gravidade da contaminação e da rapidez do tratamento.

     

    Últimos Artigos

    Wilson Lima anuncia convocação de 847 concursados para reforçar a Segurança do Amazonas

    Convocação de concursados no Amazonas foi anunciada nesta terça-feira (30) pelo governador Wilson Lima,...

    Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches municipais em 2026

    A Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches municipais por meio da...

    Prefeitura de Manaus inicia entregas do projeto Mãe Manauara para gestantes em vulnerabilidade

    Mãe Manauara é o novo projeto da Prefeitura de Manaus voltado ao atendimento de...

    Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona rural de Manaus muda de local a partir de terça (30)

    Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona rural de Manaus passará...

    Mais artigos como este

    Wilson Lima anuncia convocação de 847 concursados para reforçar a Segurança do Amazonas

    Convocação de concursados no Amazonas foi anunciada nesta terça-feira (30) pelo governador Wilson Lima,...

    Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches municipais em 2026

    A Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches municipais por meio da...

    Prefeitura de Manaus inicia entregas do projeto Mãe Manauara para gestantes em vulnerabilidade

    Mãe Manauara é o novo projeto da Prefeitura de Manaus voltado ao atendimento de...