A preparação para o 57º Festival de Parintins já está movimentando a Ilha Tupinambarana, com os eventos dos bumbás Caprichoso e Garantido, que ocorreram entre os dias 26 e 30 de abril. A festa atraiu milhares de turistas e impulsionou a economia local.
Durante o fim de semana dos eventos, pelo menos 45 estabelecimentos cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) registraram lotação máxima. O Governo do Amazonas estima que o festival, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho, receba cerca de 120 mil turistas e gere uma receita de aproximadamente R$ 150 milhões para o estado.
Para a hoteleira Emile Maia, o último fim de semana de abril foi especialmente positivo em comparação com anos anteriores. “Houve uma movimentação intensa e, com as reservas do hotel, posso afirmar que foi uma semana de pré-festival. Este ano tem o seu diferencial”, destaca.
Os eventos também atraíram torcedores do Caprichoso e do Garantido de outras cidades, que vieram em voos diretos de Manaus ou por meio de embarcações regionais, conhecidas como caravanas, que lotaram a cidade.
No evento do Caprichoso, realizado no dia 27 de abril, foram apresentadas as 18 toadas do álbum “Cultura o Triunfo do Povo”, que guiarão a apresentação do bumbá durante o festival. A expectativa para o festival é grande, como expressou a parintinense Lohanna Soares: “Eu fico muito feliz e honrada em participar todos os anos desse evento. E esse tema de 2024 me emociona”.
Já a festa tradicional do Garantido, a Alvorada, movimentou a madrugada de quarta-feira (1º/05). Milhares de pessoas acompanharam o trajeto a pé, ao som de toadas antigas, até o amanhecer. A turista paulista Nicole Barbieri, que participou pela primeira vez, ficou impressionada: “Toda a cidade, as coisas, as pessoas se vestem, tudo é a vivência. É muito lindo”.
Há mais de 30 anos, a parintinense Joana Souza participa da Alvorada, produzindo sua própria bandeirinha. Para ela, este ano está sendo especial: “Sou Garantido desde que nasci. Acompanho a Alvorada sempre, todos os anos. E este ano está sendo inigualável”.