Uma reportagem divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Portal BNC Amazonas disse que o candidato à Prefeitura de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) é dono de mineradora e, portanto, pretende explorar terras indígenas em áreas dos Waimiri Atroari, no Amazonas, e Yanomami, em Roraima.
Segundo a reportagem, a rede de organizações e jornalistas de nove países amazônicos, InfoAmazônia, incluiu o nome do candidato na lista de 13 políticos que concorreram às eleições de 2020 e que têm requerimento de exploração mineral em terras indígenas. Ainda, conforme informou a BNC, Amazonino é sócio majoritário da mineradora SMD Recursos Naturais Ltda.
De acordo com informações da InfoAmazônia, um dos nomes mais conhecidos é o de Amazonino Mendes, candidato a prefeito de Manaus. “Ex-governador do Amazonas, Mendes é sócio majoritário da mineradora SMD Recursos Naturais Ltda, empresa responsável por seis pedidos de pesquisa de minério de estanho em áreas dos povos Waimiri Atroari, no Amazonas, e Yanomami, em Roraima”, diz nota da entidade.
No ano de 2019, o Amazônia Minada mostrou que a empresa de Mendes queria extrair minério de ferro no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá. A organização destacou que a SMD Recursos Naturais tem como sócio também Samuel Assayag Hanan, ex-vice-governador do Amazonas e ex-secretário estadual da Fazenda. “Em 2018, o então governador Amazonino Mendes indicou o sócio Hanan para o Conselho de Administração da Companhia de Gás do Estado, a Cigás. No último agosto, o Tribunal de Contas do Estado aprovou a sua convocação para explicar indícios de irregularidades na Cigás”, diz nota.
Leia mais:
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Com informações da reportagem do BNC Amazonas