Estima-se que neste ano mais de 50 municípios venham ser afetados fortemente por esse fluxo hidrológico. Por conta disso uma reunião ocorreu nesta quarta-feira (20) entre o deputado Dermilson Chagas (PP), representantes da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Defesa Civil, para articular soluções e minimizar impactos.
A reunião ocorreu no mini Plenário Natanael Bento Rodrigues da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). No encontro as instituições explicaram os principais procedimentos que devem ser seguidos até a ajuda chegar aos afetados.
A proposta do deputado Dermilson é que o estado do Amazonas forneça descontos ou anistia das dívidas dos atingidos que pediram empréstimos para Afeam.
Segundo o Coordenador da agência, Thiago Philipe Barroso, em 2014, o órgão realizou 3.653 operações, com empréstimos que contabilizaram em R$ 15,5 milhões. Do total, 94% estão inadimplentes, de acordo com o coordenador da Afeam.
Segundo a Sepror, até o momento, os rios Amazonas, Madeira e Purus já estão e nível considerado de cota alta.