O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski determinou na quinta-feira (25) que Luiz Inácio Lula da Silva poderá conceder sua primeira entrevista desde que foi preso pela Operação Lava Jato em abril de 2018. A entrevista será concedida na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.
A autorização foi dada aos jornais Folha de S.Paulo e El País. A Polícia Federal tentou abrir o encontro, que ocorre nesta sexta-feira (26), a fim de que jornalistas de outros veículos de comunicação participassem como ouvintes. Lewandowski barrou a medida.
“(…)Esclareço que a decisão da Corte restringe-se exclusivamente aos profissionais da imprensa supra mencionados, vedada a participação de quaisquer outras pessoas, salvo as equipes técnicas destes, sempre mediante a anuência do custodiado”, escreveu o ministro em sua decisão.
Os pedidos de entrevista da Folha de São Paulo e El País haviam sido solicitados em setembro do ano passado, pouco antes das eleições presidenciais. Na época, o ministro Luiz Fux suspendeu uma liminar concedida por Lewandowski que autorizava Lula a conceder entrevistas.