HomePoderBrasilCrescimento de 1% do PIB em 2019 ‘é real’, diz secretário

Crescimento de 1% do PIB em 2019 ‘é real’, diz secretário

Publicado em

O secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que é possível esperar um crescimento de cerca de 1% – ou “um pouquinho mais” – do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no final deste ano. Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta segunda-feira (25), ele se mostrou otimista com os resultados para a economia do país.

“Temos boas respostas do lado real da economia na geração de emprego e renda. Por exemplo, o Natal vai ser melhor do que o do ano passado, com maior poder de consumo da população, e também temos reações positivas do lado financeiro da economia, bem como indicadores de confiança, tanto interno quanto externo. A indústria está sendo mais demandada, o que é importante, temos o mercado de trabalho reagindo em vários setores, com criação líquida de postos de trabalho. Nós temos o FGTS, que teve mudanças, o saque imediato e o saque-aniversário, que estão reagindo positivamente”, listou.

“Tudo isso nos permite acreditar que a estimativa de crescimento do PIB para este ano aumente. Então falar de crescimento de 1% é real, talvez até um pouquinho acima de 1%. Para o ano que vem, prevemos 2,2%, 2,3%, com tendência de aumento também, o que nos dá consequências positivas com relação a geração de emprego e renda”, continuou.

Para Rodrigues, a melhora na expectativa de expansão da economia vem da série de medidas que o governo vem tomado para cuidar da política fiscal do Brasil, que está “desbalanceada”. “Nossas medidas visam equilíbrio concreto. Tivemos, ao longo desse ano, o prosseguimento de medidas que eram coerentes com nosso diagnóstico de qual é a grande dificuldade da economia brasileira, que é a questão fiscal e, dentro dela, as despesas, que são muito grandes.”

O secretário comemorou a promulgação da reforma da Previdência e listou, também, as vantagens das próximas reformas que foram enviadas ao Congresso Nacional, como o pacto federativo, e as que ainda serão finalizadas, como a administrativa.

“A Previdência nos permite boa iniciação no equilíbrio fiscal, porque é cerca de 8,6% do PIB e 19,4% da despesa, e cresce a ritmo forte. As outras reformas que estão sendo detalhadas e serão encaminhadas, como a administrativa, e o pacto federativo, que também tem elementos de ajuste fiscal, também permitem que essa questão da despesa seja tratada da maneira correta, sob controle”, garantiu.

Contingenciamento

Questionado sobre o contingenciamento de R$ 34 bilhões no início e meio do ano, Rodrigues disse que a medida foi dura, mas que era necessária para manter esse equilíbrio e que, caso necessário, o mesmo pode ser feito em 2020.

“Nós atuamos com cautela e transparência, essas diretrizes foram colocadas ao longo do ano e seguiremos com elas. É responsabilidade nossa, compromisso com o cidadão, etmos que tem controle das contas, comunicar como gerimos. Em 2019, começamos com contingenciamento, anunciamos o valor que chegou a R$ 34 bilhões, que é um número bastante alto e significativo, mas já liberamos na íntegra, na medida que obtivemos novas receitas e indicações de que as contas seriam equilibradas sem prejuízo. Para 2020, essas diretrizes continuarão sendo seguidas, mas procuramos melhor dinâmica econômica”, explicou.

Reportagem da Jovem Pan*

Últimos Artigos

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Mais artigos como este

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...