segunda-feira, janeiro 19, 2026
More
    HomePoderBrasilConsumidor pode ter dados sobre tarifa de energia em tempo real

    Consumidor pode ter dados sobre tarifa de energia em tempo real

    Publicado em

    Projeto que visa permitir o acesso do consumidor à informações em tempo real do seu consumo de energia, da tarifa e da qualidade do serviço será analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta quarta-feira (10), às 9h.

    O Projeto (PLS 356/2017), de autoria do senador Eduardo Braga (MDB), ex-ministro de Minas e Energia, pretende implantar redes elétricas inteligentes no Brasil, incentivando a modernização das instalações do serviço público de distribuição de energia elétrica. O consumidor terá maior facilidade para gerar sua própria energia e utilizar a rede elétrica como um acumulador para uso posterior.

    Já em funcionamento em alguns países, as redes elétricas inteligentes, também conhecidas como smart grids, são automatizadas com medidores de qualidade e de consumo de energia em tempo real.

    A inteligência também é aplicada no combate à ineficiência energética, evitando a perda de energia ao longo da transmissão. O modelo traz vantagens ainda para as distribuidoras, que poderão economizar com a possibilidade de fazer manutenção de forma remota.

    Na justificativa do projeto, Braga destacou que todos ganham com a adoção dessa tecnologia, capaz de proporcionar ao consumidor informações sobre o seu consumo, aumentar a transparência na distribuição de energia elétrica, bem como aperfeiçoar o processo de decisão do consumidor em relação à sua demanda por energia. Ele apontou também os impactos positivos na eficiência energética e no meio ambiente.

    Bateria virtual

    A CCT terá a decisão final sobre a matéria, caso não haja recurso para análise no Plenário do Senado. O relator Paulo Rocha (PT-PA) já apresentou voto favorável ao projeto e ressaltou as vantagens da tecnologia que possibilita ao consumidor aproveitar melhor a infraestrutura disponibilizada para residência ou empresa com redução de custos.

    “Permite, ainda, a melhor implementação das micro e minigeração distribuídas, em que o consumidor gera energia elétrica e usa a rede elétrica como uma forma de bateria virtual, cujo excedente de energia pode ser consumido posteriormente, via medidores bidirecionais”, acrescentou.

    Caso o Projeto seja aceito pela CCT, ele segue para votação no Senado.

    *Com informações da Agência Senado

    Últimos Artigos

    Manaus lidera ranking nacional e tem os combustíveis mais caros do Brasil, aponta ANP

    Manaus tem os combustíveis mais caros do Brasil no início de 2026, segundo levantamento...

    Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

    Notas do Enem 2025 já estão disponíveis para consulta na internet. Os resultados do...

    Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas no Ensino Médio Técnico da Fundação Matias Machline

    Ensino Médio Técnico Fundação Matias Machline passa a contar com mais de 300 novas...

    Acordo entre UE e Mercosul avança e é celebrado por Lula e Ursula no Rio

    O acordo entre UE e Mercosul avançou para sua etapa final nesta sexta-feira (16),...

    Mais artigos como este

    Manaus lidera ranking nacional e tem os combustíveis mais caros do Brasil, aponta ANP

    Manaus tem os combustíveis mais caros do Brasil no início de 2026, segundo levantamento...

    Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

    Notas do Enem 2025 já estão disponíveis para consulta na internet. Os resultados do...

    Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas no Ensino Médio Técnico da Fundação Matias Machline

    Ensino Médio Técnico Fundação Matias Machline passa a contar com mais de 300 novas...