Chuva intensa cai em Manaus desde às 6h30 da manhã deste sábado (25). Segundo dados da Defesa Civil, as zonas mais afetadas foram a Leste e Norte, com 122 mm e 89 mm de chuva, respectivamente, até o momento. A Defesa Civil registrou 41 ocorrências durante este sábado.
Ainda no início da manhã, por volta das 6h30, duas crianças ficaram soterradas e foram socorridas pelos vizinhos após um barranco desabar sobre residências na Rua Pojetada, no bairro Armando Mendes, na zona leste. Três crianças e três adultos ficaram feridos.
A família morava em uma casa alugada que ficou totalmente destruída com o desbarrancamento. Pelo menos mais quatro residências estão condenadas. Duas, ficaram completamente destruídas e duas foram parcialmente afetadas.
Segundo o prefeito, David Almeida, a chuva deste sábado é mais intensa e mais forte que a chuva que caiu na cidade no último dia 12, que causou desabamentos e oito mortes no bairro Jorge Teixeira.
David informou que as “equipes, de Trânsito, Limpeza Pública, Assistência Social e Defesa Civil, já estão trabalhando para minimizar os efeitos da forte chuva que atinge a capital neste sábado” em um vídeo publicado na sua rede social.
Ver essa foto no Instagram
Estragos em Manaus
As chuvas intensas na madrugada e manhã deste sábado (25) causaram novos estragos em Manaus. Desabamentos de casas na Comunidade das Pedras, no Nova Floresta, na zona Leste, e alagação de ruas e residências foram registradas em vários locais da cidade.
Um vídeo mostrou o momento que as paredes de uma casa, no bairro Zumbi na Zona Leste, são destruídas por uma enxurrada de água. Duas pessoas estavam na residência e foram socorridas por vizinhos. Veja o vídeo:
O Governo do Amazonas informou por nota que as famílias da Comunidade da Sharo que tiveram suas moradias afetadas pelas chuvas estão sendo acompanhadas e assistidas pelas equipes sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).
“Essas famílias terão prioridade no processo de reassentamento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo realizado pela Suhab. Aquelas cujas casas foram afetadas, vão receber a bolsa moradia transitória, até que recebam a solução de moradia definitiva. Elas foram levadas provisoriamente para uma escola estadual na região”, diz a nota.
Leia mais:
Chuvas: David terá encontro com Lula em busca de recursos
Chuvas torrenciais em Manaus devem ocorrer até março
Prefeitura de P. Figueiredo gasta R$140 mil em colete salva vidas e capas de chuva