domingo, fevereiro 16, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasCarteira de Trabalho e Previdência Social será somente na forma digital

    Carteira de Trabalho e Previdência Social será somente na forma digital

    Publicado em

    A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital substituiu o documento de papel desde o dia 24 de setembro do ano passado, através da portaria 1065, de 23 de setembro de 2019. A regulamentação entra em vigor no Sine Amazonas a partir desta segunda-feira (10/02). A CTPS vai ser emitida por meio de um aplicativo que pode ser instalado no celular.

    Pela internet, o documento poderá ser habilitado pelos trabalhadores. O cadastro é único e feito por meio do CPF, que passa a ser o número de identificação do trabalhador. Para quem vai tirar a carteira pela primeira vez, vai contar também com a facilidade.

    De acordo com a titular da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Neila Azrak, “a adesão à carteira digital é simples e pode ser executada por todos. Mas para quem tiver dificuldade, pode procurar o Sine Amazonas que estaremos à disposição com uma equipe para esclarecer e fazer na hora o procedimento para a adesão, queremos atender o trabalhador, e fazer o que for preciso para facilitar” disse.

    O CPF será sua identificação única, tanto para as empresas quanto para o trabalhador. Porém, a carteira de papel continua valendo, e quem já possui a CTPS física pode emitir a versão digital.

    Segundo o Ministério da Economia, a modificação tem o objetivo de diminuir a burocracia e dificultar a fraude, além de facilitar também para as empresas, no que diz respeito ao prazo legal para regularizar o registro do trabalhador contratado, principalmente de micro e pequeno porte, estando os dados disponíveis para acesso em até 48 horas, contadas a partir da inscrição das informações.

    Manauaras gastam em média 41 minutos de deslocamento ao trabalho, diz pesquisa 

    Mudanças – Ao ser contratado, o trabalhador que possuir a CTPS digital, só precisa fornecer o número do CPF para que o empregador possa de forma eletrônica fazer o registro.

    Para as empresas será um grande diferencial, onde não será mais preciso fazer anotações em papel, utilizando apenas a comunicação automática das informações do sistema e-Social para a carteira digital.

    Inclusão no mercado de trabalho é urgente para 46% dos negros

    Aplicativo – O acompanhamento dos registros por parte dos trabalhadores, será possível pelo aplicativo para celulares (App Store da Apple ou Play Store do Android), ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br digitando “CTPS DIGITAL”. O processo é simples e para se cadastrar é necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe, telefone celular, e-mail e o estado de nascimento.

    A Carteira de Trabalho e Previdência Social, seja física ou digital, não tem custo para o trabalhador.

    Com informações da Secom*

    Últimos Artigos

    Prefeitura de Manaus destina mais de R$ 4 milhões ao setor cultural pelo Pnab

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está investindo...

    Governo do Amazonas anuncia repasse para escolas de samba

    O Governo do Amazonas confirmou, nesta quinta-feira (13), os repasses financeiros para as escolas...

    Alerta de golpe: vagas de emprego falsas no Hospital Francisca Mendes

    A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de...

    Detran-AM oferece cursos para mototáxi em Tefé

    O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Escola Pública de...

    Mais artigos como este

    Prefeitura de Manaus destina mais de R$ 4 milhões ao setor cultural pelo Pnab

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está investindo...

    Governo do Amazonas anuncia repasse para escolas de samba

    O Governo do Amazonas confirmou, nesta quinta-feira (13), os repasses financeiros para as escolas...

    Alerta de golpe: vagas de emprego falsas no Hospital Francisca Mendes

    A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade da Secretaria de Estado de...