sexta-feira, fevereiro 7, 2025
More
    HomeSociedadeMundoBrasil deixa Mercosul caso Argentina "crie problema", diz Bolsonaro

    Brasil deixa Mercosul caso Argentina “crie problema”, diz Bolsonaro

    Publicado em

    O presidente Jair Bolsonaro concordou nexta sexta-feira (16) com a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que caso o candidato da oposição, Alberto Fernández, vença as eleições presidenciais na Argentina e apresente resistência à abertura econômica do Mercosul, o Brasil deixará o bloco. Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, recebeu 47% dos votos nas primárias realizadas no último domingo (11).

    O atual presidente, Mauricio Macri, ficou com 32%. “O atual candidato que está à frente na Argentina, ele já esteve vistando o [ex-presidente] Lula, já falou que é uma injustiça ele estar preso, já falou que quer rever o Mercosul. Então o Paulo Guedes, perfeitamente afinado comigo, falou que se criar problema, o Brasil sai do Mercosul, e está avalizado”, disse Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã.

    O presidente brasileiro disse que está disposto a conversar Fernández, mas que o argentino “vai ter que dar o sinal”. “Por causa do viés ideológico, o meu sentimento [antes de ser eleito] é que tinha que acabar com o Mercosul. Lógico, nós chegamos, afastamos o viés ideológico, o contato foi excelente com Macri, excelente com o Marito [presidente do Paraguai, Mario Benitez], o do Uruguai [Tabaré Vázquez], apesar de ser um pouco da esquerda, deu pra conversar”, disse Bolsonaro.

    Bolsonaro, entretanto, espera a reeleição de Maurício Macri. “Olha a Argentina aqui, o que aconteceu com a bolsa, com o dólar, com as taxas de juros. O mercado deu sinal que não vai perdoar a esquerda na Argentina novamente. Os empresários não vão investir mais enquanto não resolver a situação política lá”, disse.

    O mercado financeiro da região atravessa momentos de volatilidade, após a vitória de Fernández nas eleições primárias. No dia seguinte à votação, o índice Merval, da Bolsa de Buenos Aires, caiu 37,93%, na maior queda diária no mercado de ações na história do país, e o dólar chegou a superar a barreira de 60 pesos argentinos, mas fechou em 52,14 pesos. A moeda do país vizinho desvalorizou-se 14,99% somente na segunda-feira (12). Para conter a saída de capitais, o Banco Central da Argentina aumentou os juros básicos do país para 74% ao ano.

    *Informações Agência Brasil.

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 33% nos crimes de latrocínio em 2024

    A redução é cinco vezes maior que a média nacional Em 2024, os crimes de...

    Amazonas registra a abertura de empresa em 13 minutos

    Com o sistema do Portal de Serviços os usuários tiveram atendimento com tempo médio...

    Teatro Amazonas reabre para visitas e inicia temporada 2025

    Símbolo da cultura amazonense retoma atividades após manutenção e segue em candidatura para patrimônio...

    Manaus implementará tecnologia de reconhecimento facial para segurança pública

    Cidade adotará sistema de monitoramento inspirado no “smart sampa” A Prefeitura de Manaus anunciou a...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 33% nos crimes de latrocínio em 2024

    A redução é cinco vezes maior que a média nacional Em 2024, os crimes de...

    Amazonas registra a abertura de empresa em 13 minutos

    Com o sistema do Portal de Serviços os usuários tiveram atendimento com tempo médio...

    Teatro Amazonas reabre para visitas e inicia temporada 2025

    Símbolo da cultura amazonense retoma atividades após manutenção e segue em candidatura para patrimônio...