HomePoderBrasilBolsonaro exonera Vélez e anuncia novo ministro da Educação

Bolsonaro exonera Vélez e anuncia novo ministro da Educação

Publicado em

O presidente Jair Bolsonaro exonerou hoje (8) o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e anunciou o professor Abraham Weintraub para o cargo.

Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Weintraub foi executivo do mercado financeiro, atuou no grupo Votorantim e foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa. Em 2016, coordenou a apresentação de uma proposta alternativa de reforma da previdência social formulada pelos professores da Unifesp.

Leia mais

Weintraub atua como secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni. Ele assumirá o lugar do colombiano Ricardo Vélez.

Vélez esteve hoje (8) de manhã no Palácio do Planalto, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, e deixou o local pela saída privativa, sem falar com a imprensa. As informações são da Agência Brasil.

Abraham Weintraub, novo ministro da Educação de Bolsonaro (Foto: Rafael Carvalho/Divulgação Casa Civil)

Polêmicas no MEC

Diversas polêmicas envolvendo diretrizes da Educação começaram a ocorrer no governo Bolsonaro. A última foi uma declaração de Veléz sobre conteúdos referentes ao período militar nos livros didáticos, que passariam a negar a ocorrência de uma ditadura.

O governo também já tinha feito mudanças em edital para a compra de livros didáticos que deixavam de exigir referências bibliográficas, abrindo brechas para erros e revisionismos. Pressionado, presidente recuou.

Logo após vencer a eleição presidencial, Jair Bolsonaro falou que tomaria conhecimento do conteúdo da prova do Enem antes do exame. O presidente havia contestado algumas perguntas da prova de 2018, segundo ele, com “questões menores” –acerca de diversidade sexual. Vélez deu aval ao presidente para ter acesso à prova antes de sua realização, o que desafia critérios técnicos e de segurança.

Em meio às polêmicas relacionadas ao conteúdo, o Ministério da Educação passa por uma crise envolvendo seus servidores, divididos entre os de perfil técnico, oriundos em sua maioria do Centro Paula Souza, os indicados por militares e os indicados por Olavo de Carvalho, “guru intelectual” de Bolsonaro. O racha resultou em uma série de demissões e desencontros na pasta.

Últimos Artigos

Semsa publica resultado preliminar do PSS da campanha antirrábica de 2026

A Prefeitura de Manaus divulgou o resultado preliminar do PSS da Semsa destinado à...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher mudam de endereço em Manaus

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus passam a atender...

Greve de ônibus em Manaus paralisa 100% da frota nesta segunda-feira

Os trabalhadores do transporte coletivo de Manaus iniciaram uma greve de ônibus na tarde...

CIEE oferece 115 vagas de estágio e Jovem Aprendiz no Amazonas

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) anunciou a abertura de 115 vagas de estágio...

Mais artigos como este

Semsa publica resultado preliminar do PSS da campanha antirrábica de 2026

A Prefeitura de Manaus divulgou o resultado preliminar do PSS da Semsa destinado à...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher mudam de endereço em Manaus

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus passam a atender...

Greve de ônibus em Manaus paralisa 100% da frota nesta segunda-feira

Os trabalhadores do transporte coletivo de Manaus iniciaram uma greve de ônibus na tarde...