O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido como novo relator do inquérito que investiga o chamado Caso Master, envolvendo suspeitas de fraudes financeiras no Banco Master, conforme decisão tomada nesta quinta-feira (12) pela Corte. A definição ocorreu por sorteio eletrônico após o então relator, o ministro Dias Toffoli, solicitar o afastamento da relatoria diante de questões que envolveram seu nome em apurações da Polícia Federal (PF).
Mudança na relatoria após pedido de Toffoli
Toffoli estava à frente das investigações desde novembro de 2025, quando o caso chegou ao STF por conta de indícios de envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro. Em reunião com os demais ministros, o magistrado decidiu deixar o comando do processo. A decisão foi tomada após a PF enviar ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, um relatório com menções ao nome de Toffoli em mensagens extraídas do celular de Daniel Vorcaro, empresário e controlador do Banco Master — material que tramita sob segredo de Justiça.
Em nota conjunta, os ministros do STF manifestaram apoio pessoal a Toffoli e afirmaram que não identificaram motivos jurídicos para sua suspeição ou impedimento no caso. Mesmo assim, o magistrado optou por se afastar, abrindo caminho para a redistribuição do processo.
Próximos passos sob a relatoria de Mendonça
Com a nova relatoria, Mendonça convocou uma reunião com delegados da Polícia Federal para se atualizar sobre o andamento das apurações e entender os próximos passos da investigação. O objetivo é obter detalhes sobre as linhas de investigação, que incluem apurações sobre fraudes no banco e possíveis menções a autoridades com foro privilegiado em material apreendido pela PF.
Agora sob comando de Mendonça, a Corte deverá analisar os elementos já levantados e definir desdobramentos, que podem incluir a continuidade dos atos investigativos no STF ou, eventualmente, a remessa de partes do inquérito para primeira instância, caso não haja envolvimento direto de autoridades com foro privilegiado.


