Uma carga com 44,9 mil vacinas chegou na madrugada desta sexta-feira, 26, a Manaus. É a décima remessa do Ministério da Saúde ao Governo do Amazonas e inclui 35 mil doses da CoronaVac e outras 9,9 mil da AstraZeneca. O estado recebeu 1.079.520 doses de vacinas desde janeiro deste ano.
A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) emitirá nota técnica sobre a distribuição e uso dos imunizantes.
O procedimento foi adotado para a nona remessa de vacinas, conforme nota técnica da FVS divulgada nesta quinta-feira, 25. As doses de CoronaVac que chegaram no último sábado, 20, serão usadas em totalidade como primeira dose (das duas doses que compõem o esquema vacinal contra a Covid-19).
A orientação é do Ministério da Saúde para que todas as doses do imunizante sejam aplicadas sem necessidade de reserva da segunda dose para completar o esquema vacinal.
A distribuição da nona remessa inclui aos municípios 39.590 doses da vacina CoronaVac para continuidade da vacinação, de forma que atenda 100% dos grupos prioritários de pessoas de 60 anos ou mais e, ainda, de trabalhadores da saúde que eventualmente não foram vacinados. As demais 2.210 doses serão mantidas no estoque estratégico da FVS.
A nota orienta ainda que Manaus dará início a fase 3 da vacinação, que corresponde ao grupo prioritário de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e quilombolas.
A imunização no Amazonas começou em 18 de janeiro, um dia após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar, por unanimidade, a autorização emergencial em caráter experimental do uso da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.
O Amazonas lidera o ranking de unidades da federação, abrangendo estados e Distrito Federal, que mais aplicam doses de vacinas contra a Covid-19, com 9,64% da população imunizada. O levantamento é de um consórcio de veículos de imprensa. Mais de 524 mil vacinas, entre primeira e segunda dose, já foram aplicadas na capital e no interior.
Leia mais:
Manaus começa a vacinar pessoas com comorbidades segunda-feira
Wilson Lima inaugura novos leitos de UTI na maternidade Balbina
Amazonas zera chamados por leitos de UTI-Covid em Manaus