Nesta quinta-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a Operação Acta Passio em Manaus, visando desarticular uma rede de falsificação de documentos pessoais, atestados e laudos médicos. O foco da fraude era a obtenção indevida de benefícios do INSS, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em locais estratégicos da capital, identificados durante as investigações.
A investigação teve início a partir de um relatório de inteligência previdenciária, gerado pela Polícia Federal em conjunto com a Coordenação de Inteligência Previdenciária e o Nuinp (Núcleo de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social). O relatório apontava para benefícios inconsistentes, levando a descoberta do esquema fraudulento.
Durante as apurações, foram identificados dois irmãos como principais suspeitos. Eles criavam documentos falsos, utilizando novas identidades para se tornarem beneficiários, possibilitando o saque dos valores depositados pela Previdência Social.