Evento reúne municípios da região para debater políticas públicas e desenvolvimento sustentável
Entre os dias 13 e 15 de agosto, Atalaia do Norte, a 1.136 quilômetros de Manaus, será sede de dois importantes eventos regionais: o 3º Encontro dos Municípios do Alto Solimões/Amazonas (G9) e o 7º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (Fordime/AS).
Debates sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável
Com o tema “Pacto Colaborativo pelo Alto Solimões Sustentável: Construindo Políticas Públicas com Participação Interinstitucional e Comunitária”, a programação inclui debates, oficinas temáticas e elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento da mesorregião do Alto Solimões.
O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União), destacou que o encontro reforça a importância da integração entre municípios e instituições para enfrentar desafios e promover ações conjuntas.
Participação de nove municípios e instituições parceiras
Delegações de Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e Atalaia do Norte participarão das atividades. A abertura oficial será no dia 13, no ginásio Professor Lucival Brotas, com exposição de stands dos municípios na área externa.
Nos dias seguintes, as atividades serão realizadas na Escola Municipal Colônia do Boia e na Igreja Assembleia de Deus Tradicional.
Sete eixos temáticos de discussão
Os participantes serão divididos em grupos para discutir sete eixos: Educação; Saúde; Esporte, Cultura e Turismo; Segurança Pública; Meio Ambiente e Saneamento Básico; e Setor Primário.
Cada grupo contará com mediadores e especialistas de instituições como Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e órgãos municipais.
Encerramento com conferência e definição da próxima sede
No dia 14, serão elaboradas propostas que integrarão a Carta do Alto Solimões e a Carta de Atalaia do Norte. O encerramento, no dia 15, terá conferência sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), leitura e aprovação das cartas e definição da próxima cidade-sede do G9 e do Fordime, marcada para 2026.
*Com informações da Assessoria