HomeCotidianoGoverno do Amazonas lança oficialmente o Festival de Cirandas 2025

Governo do Amazonas lança oficialmente o Festival de Cirandas 2025

Publicado em

Evento marca o início da temporada cultural e reúne Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional

O Governo do Amazonas lançou, nesta terça-feira (29/07), o Festival de Cirandas 2025, com uma cerimônia especial no Teatro Amazonas, em Manaus. A ação dá início à contagem regressiva para o evento que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no município de Manacapuru, distante 68 quilômetros da capital.

O lançamento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reuniu as três agremiações participantes — Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional — que encantaram o público com apresentações especiais no palco do maior símbolo cultural do estado. A solenidade contou ainda com a presença de itens oficiais, diretores e torcedores das cirandas, marcando o início oficial da temporada.

Festival fortalece cultura e movimenta economia local

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o festival é uma das manifestações culturais mais significativas do Amazonas. “O Festival de Cirandas movimenta a economia, o turismo e o sentimento de pertencimento. Acima de tudo, celebra a força do povo do interior. Nosso compromisso é manter a cultura amazônica viva e valorizada”, afirmou.

O evento é reconhecido como o segundo maior festival folclórico do Amazonas, atrás apenas do Festival de Parintins, e atrai milhares de visitantes a cada edição. Em 2024, cerca de 30 mil pessoas participaram da celebração em Manacapuru.

Temas das cirandas para 2025 já foram definidos

As apresentações de 2025 acontecerão no Parque do Ingá, conhecido como Cirandódromo. Cada ciranda levará à arena um novo tema, buscando conquistar o título de campeã do festival:

  • Guerreiros Mura (atual campeã): “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”

  • Flor Matizada: “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”

  • Ciranda Tradicional: “Sapucai’Ay: O grito que vem das águas”

FOTO: Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Investimento do Governo do Amazonas no festival

Em junho, o Governo do Estado anunciou o repasse de R$ 3,6 milhões para a realização do festival, sendo R$ 1,2 milhão destinado a cada agremiação. O investimento reforça o apoio à cultura popular e à valorização das tradições do interior do estado.

Para mais informações sobre o festival e sua programação completa, acompanhe os canais oficiais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Últimos Artigos

Governo abre consulta pública do RGP para modernizar regras da pesca no Brasil

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) iniciou um processo de consulta pública para...

David Almeida acompanha vistoria de 192 famílias que receberão apartamentos do residencial Morar Melhor 13

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou nesta terça-feira (17/3) a vistoria técnica realizada...

Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

O Governo Federal oficializou, nesta segunda-feira (16), em Brasília, o Plano Clima, o novo...

INDT lança cursos para jovens e anuncia parceria em cibersegurança na ExpoPIM 4.0

O INDT lançará novos cursos voltados para jovens e anunciará uma parceria estratégica em...

Mais artigos como este

Governo abre consulta pública do RGP para modernizar regras da pesca no Brasil

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) iniciou um processo de consulta pública para...

David Almeida acompanha vistoria de 192 famílias que receberão apartamentos do residencial Morar Melhor 13

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou nesta terça-feira (17/3) a vistoria técnica realizada...

Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

O Governo Federal oficializou, nesta segunda-feira (16), em Brasília, o Plano Clima, o novo...