Ipaam autua comerciante em R$ 500 e reforça combate à caça e comercialização de animais silvestres no Amazonas
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), apreendeu nesta terça-feira (15), cerca de 10 quilos de carne de capivara que estavam sendo vendidos ilegalmente no Mercado Municipal de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus.
A ação faz parte da 7ª etapa da Operação Região Metropolitana, que intensifica o combate a crimes ambientais no interior do estado. Durante a fiscalização, os agentes constataram que o comerciante não possuía autorização para a venda do produto, infringindo o artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 e o artigo 24 do Decreto Federal nº 6.514/2008. Como penalidade, foi aplicada multa de R$ 500, referente à comercialização da carne de um único animal silvestre.
Procedimento e orientação ao infrator
Para evitar transtornos e garantir a segurança da equipe, o comerciante foi conduzido até sua residência, onde os fiscais lavraram o auto de infração, termo de apreensão e notificação para cessar imediatamente a atividade ilegal.
Segundo a fiscal responsável pela ação, todo o processo foi realizado de forma educativa e transparente. “Tratamos o cidadão com respeito e esclarecemos que caçar ou comercializar carne de animais silvestres é crime ambiental”, destacou.
Fiscalização visa proteção da fauna silvestre
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, afirmou que o trabalho de fiscalização é contínuo e essencial para manter o equilíbrio ambiental. “Atuar contra esse tipo de crime é fundamental para preservar os ecossistemas, proteger a fauna e garantir qualidade de vida à população”, ressaltou.
A venda e exploração de animais silvestres sem autorização legal comprometem a biodiversidade e são proibidas pela Constituição Federal. O Ipaam reforça que denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), no número (92) 98557-9454.