Em coletiva de imprensa concedida já na manhã desta terça-feira (10), a equipe médica responsável por Lula deu mais detalhes sobre o estado de saúde do Presidente da Repúlica após sua internação na última madrugada.
O que dizem médicos
De acordo com o médico Roberto Kalil, chefe da equipe de saúde do PR: “O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias.”
Drenagem de hematoma
O presidente Lula passou por um procedimento de drenagem de hematoma na cabeça no meio da madrugada, após reclamações de dor ao longo de segunda-feira (8). Exames constataram um sangramento cranioencefálico proveninente, ainda, do acidente doméstico pelo qual o presidente passou na segunda metade de outubro.
“A tomografia já constatou um novo sangramento na região do cérebro e um sangramento até mais importante. Foi submetido a uma ressonância magnética que comprovou o sangramento e discutido com a equipe médica do Dr. Rogério Tuma, se optou pelo procedimento cirúrgico”, explicou o médico Roberto Kalil em entrevista.
Estado de saúde de Lula
Lula foi acompanhado durante todo o seu tempo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela primeira-dama, Janja, e pela médica Ana Helena Germoglio, que relatou que o presidente estava “lúcido, orientado, conversando, da mesma forma como se encontra agora”.
O resto da equipe médica presidencial assegurou que Lula não terá nenhuma sequela do acidente e da cirurgia, e que a partir de agora, o processo de recuperação envolve apenas repouso e uma licença do trabalho. Durante sua ausência, o Vice-presidente da República Geraldo Alckmin ocupará o cargo de PR.