O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicaram em rede social um vídeo que nega que a Amazônia esteja queimando. Além disso, o vídeo traz imagens de um mico-leão-dourado, animal só encontrado na Mata Atlântica.
O vídeo, de 1 minuto e 38 segundos conta com narração em inglês e legendas em português. Este, portanto, foi produzido pela Associação de Criadores do Pará (AcriPará), que reúne pecuaristas do estado.
Nesta quinta-feira (10), questionado por jornalistas sobre o vídeo, Mourão respondeu que “aquilo é uma integração Amazônia-Mata Atlântica”.
Mas o presidente da AcriPará admitiu que o uso do mico-leão-dourado no vídeo foi uma “gafe”.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, em agosto, a Amazônia teve 29.307 registros de queimadas.
Conforme vídeo, a Amazônia não queima novamente e que 5% dos agricultores da região utilizam queimadas para limpar o terreno usado na produção de alimentos.
O vídeo foi publicado na quarta-feira (9) por Salles e Mourão. O ministro escreveu no post: “Recebi este vídeo, ‘Amazônia não está queimando’”.
Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia Legal, publicou, junto com o vídeo, que o Brasil é o país que mais preserva suas florestas.
Leia mais:
Recursos para combater queimadas na Amazônia estão garantidos até novembro
Nasa contraria Bolsonaro e diz que queimadas são fruto de desmatamento
Brasileiros estão preocupados com desmatamento na Amazônia, mostra pesquisa
Com informações do Portal BNC e G1*