quarta-feira, fevereiro 11, 2026
More
    HomePoderBrasilMaioria quer impeachment e Bolsonaro é mais rejeitado que rivais, diz pesquisa

    Maioria quer impeachment e Bolsonaro é mais rejeitado que rivais, diz pesquisa

    Publicado em

    A primeira pesquisa realizada após os embates que culminaram com a saída do ex-juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça aponta que a maioria da população agora quer o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os números coletados pela consultoria Atlas Político entre os dias 24 e 26 de abril mostram também que o chefe do Executivo já tem avaliação negativa maior do que a de adversários cujo desgaste junto à população é notório, como o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foram ouvidas 2.000 pessoas em todo o país, e os dados foram divulgados pelo jornal “El País”.

    Você é contra ou a favor do impeachment de Jair Bolsonaro?

    De acordo com os números, o índice dos que agora defendem um impeachment do presidente passou de 45% para 54% entre março e abril. Por outro lado, os que são contrários à saída do chefe do Executivo foram de 45% para 37%. Os que não sabem foram de 7% para 9%. É a primeira vez que o apoio ao impeachment alcança mais da metade da população brasileira. Há 11 meses, em maio do ano passado, só 38% apoiavam o impeachment.

    Os pedidos de impeachment de Bolsonaro são impulsionados pela forte piora na avaliação do governo. Na pesquisa de abril, 49% consideraram o presidente ruim ou péssimo. Esse grupo era de 41% em março. Já os que acham o governo regular passaram de 33% para 28%. Aqueles que veem Bolsonaro como ótimo ou bom, que eram 26% em março, agora são 21%. Em relação a fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa de 2020, a avaliação negativa subiu 11 pontos, e a positiva caiu 8 pontos.

    Além disso, em relação ao desempenho pessoal do presidente, são 64,4% os que o desaprovam e 30,5$ os que aprovam. Outros 5,1 não sabem. Há apenas dez dias a aprovação era de 37,6% e a deaprovação era de 58,2%.

    Em contraposição a Bolsonaro, a avaliação do agora ex-ministro Sergio Moro segue melhorando. Em abril, os que o avaliam positivamente são 57,3%, e os que veem sua atuação como negativa são 31,2%. Aqueles que não sabem ou não responderam são 11,7%. Em março os números eram 54,4%, 37,2% e 8,4%, respectivamente.

    O Atlas Político também mediu a imagem de líderes políticos brasileiros junto à população, e os dois mais bem avaliados são justamente os ministros que entraram em atrito com Bolsonaro. Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo Ministério da Saúde, alcança 63% de avaliação positiva (23% negativa), e Sergio Moro é avaliado positivamente por 57% (37% o reprovam).

    O terceiro da lista é Paulo Guedes, ministro da Economia, que tem sido escanteado por Bolsonaro nos debates sobre a retomada da economia. Ele tem 40% de avaliação positiva e 38% de avaliação negativa.

    Bolsonaro vem em seguida, com 30% de avaliação positiva. Contudo, é o mais reprovado entre todos os nomes analisados: 65% avaliam negativamente o presidente. Isso acontece porque, no caso de Bolsonaro, o índice dos que disseram não saber é o menor entre os de todas as autoridades: apenas 5%.

    Os grandes adversários do presidente têm rejeição menor que a dele. O ex-presidente Lula, por exemplo, é aprovado por 29% e rejeitado por 60% dos brasileiros. O governador de São Paulo, João Doria, tem 28% de avaliação poitiva e 50% de avaliação negativa. Um pouco abaixo, mais ou menos na mesma faixa, aparecem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (24% positiva e 56% negativa), o ex-ministro Ciro Gomes (24% positiva e 55% negativa), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (23% positiva e 55% negativa), e o apresentador de TV Luciano Huck (22% e 48%). Chama a atenção o fato de a rejeição ao presidente da Câmara, hoje o principal alvo das manifestações do grupo bolsonarista, ter rejeição 10 pontos menor que a de Bolsonaro.

    A íntegra da pesquisa pode ser conferida no site do Atlas Político: https://www.atlasintel.org/poll/atlas-br-042620

    Leia mais:
    Mandetta diz que Bolsonaro ‘exonerou a ciência’ ao demiti-lo
    Lula pede adesão ao ‘fora, Bolsonaro’
    Joice protocola impeachment de Bolsonaro na Câmara

    *Reportagem O Tempo

    Últimos Artigos

    Prefeitura de Manaus entrega Cras Mutirão revitalizado na zona Norte

    O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mutirão foi entregue totalmente revitalizado pela...

    IPTU 2026 em Manaus: pagamento pelo aplicativo garante descontos de até 11%

    A Prefeitura de Manaus alertou os contribuintes sobre os prazos e benefícios para quem...

    Canetas emagrecedoras: Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite

    A Anvisa registrou seis mortes suspeitas de pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras...

    Parceria entre Sect e Defensoria fortalece regularização fundiária no Amazonas

    A regularização fundiária no Amazonas recebeu um importante reforço institucional nesta segunda-feira (09/02). A...

    Mais artigos como este

    Prefeitura de Manaus entrega Cras Mutirão revitalizado na zona Norte

    O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mutirão foi entregue totalmente revitalizado pela...

    IPTU 2026 em Manaus: pagamento pelo aplicativo garante descontos de até 11%

    A Prefeitura de Manaus alertou os contribuintes sobre os prazos e benefícios para quem...

    Canetas emagrecedoras: Anvisa registra seis mortes suspeitas por pancreatite

    A Anvisa registrou seis mortes suspeitas de pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras...