O número de profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Amazonas chegou a 376, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), neste sábado (18). Segundo a última atualização de casos feita pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o estado tem 1.897 casos de Covid-19 confirmados e 161 mortes.
De acordo com a secretária estadual de saúde, Simone Papaiz, dos 376 profissionais infectados e afastados dos serviços após serem confirmados com o novo coronavírus, 56 são médicos, 69 enfermeiros e 154 técnicos em enfermagem.
“É a nossa linha de frente, que sai de casa para fazer o cuidado, mas acabam também adquirindo o vírus e tendo que se afastar. Alguns, inclusive, evoluem com a doença e isso é muito triste para todos nós”, disse Simone.
Unidades de atendimento
Ainda conforme a secretária, todas as Unidades de Pronto-Atendimento do estado estão trabalhando no seu limite máximo de capacidade operacional. As Unidades, segundo ela, têm uma estrutura menor e menos complexa do que uma unidade hospitalar e ainda sofrem com o afastamento de profissionais de saúde.
“O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, em uma semana, ele teve 52 profissionais atestados e afastados do trabalho. Isso impacta no número de atendimento. Quando temos uma diminuição de profissionais na linha de frente de atendimento, nós também diminuímos a capacidade de operação”, relatou.
Com a situação, Simone pediu para a população que só procure Unidades de Pronto-Atendimento em casos em que o paciente não consiga mais ficar em casa.
“Além das doenças respiratórias que acabam chegando aos Pronto-Atendimentos, nós também temos as outras comorbidades. Existe sim um agravamento por conta do número reduzido de profissionais que já estão afastados, muitos por conta da pandemia do vírus”, finalizou a secretária.
Coronavírus no Amazonas
O número total de casos confirmados do novo coronavírus no Estado chegou a 1.897, segundo a última atualização feita pela FVS-AM, neste sábado (18).
De acordo com a FVS-AM, 1.593 dos casos são em Manaus e 304 casos em 23 municipios do interior. O número de casos confirmados em Manacapuru continua subindo e já chega a 177.
O boletim aponta, ainda, que 1.148 pacientes estão em isolamento social ou domiciliar, ou seja, apresentam sintomas mais leves da Covid-19. Outros 432 pessoas estão fora do período de transmissão da doença.
Leia mais:
79% dos brasileiros defendem punição por violação de quarentena
Cloroquina está em falta para quem faz uso contínuo do medicamento no Amazonas
Pontos públicos de Manaus terão torneiras para moradores de rua
*Reportagem do G1/Amazonas