O programa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo transferir recursos para escolas básicas localizadas em áreas rurais, indígenas e quilombolas, desde que atendam aos critérios estabelecidos. Esses critérios incluem a declaração de ausência de água e esgotamento sanitário, a posse de prédio próprio e a existência de uma Unidade Executora Própria (UEX).
Confira a lista dos municípios contemplados:
Urucurituba Urucará Uarini Tonantins Tabatinga São Gabriel da Cachoeira Santo Antônio do Içá Parintins Nhamundá Maués Maraã Manicoré Manacapuru Lábrea Juruá Itacoatiara Ipixuna Fonte Boa Eirunepé Coari Careiro Carauari Caapiranga Boca do Acre Boa Vista do Ramos Beruri Benjamin Constant Barreirinha Autazes Anori
Importância do saneamento básico nas escolas
Segundo Luana Pretto, presidente executiva do Trata Brasil, cerca de um terço das escolas no país não possui acesso aos serviços de saneamento básico. Garantir o acesso à água tratada e ao tratamento de esgoto é fundamental para promover a saúde das crianças que frequentam essas escolas.
No total, 2.111 escolas em todo o Brasil foram selecionadas para receber recursos do programa. Essas instituições estão localizadas em 652 municípios, abrangendo todos os estados brasileiros. O objetivo é melhorar a qualidade do ambiente escolar e contribuir para o ensino e aprendizagem.
Leia mais:
AM vai avançar com novo marco do saneamento, diz Wilson Lima
Comunidade: Saneamento básico chega a mais de 10 mil moradores
Com informações do Brasil 61*