Um estudo divulgado pela Polícia Militar do Amazonas demonstrou que uma facção criminosa tem usado as redes sociais para atrair e recrutar novos adeptos no estado. O estudo intitulado ‘Impacto das mídias sociais no fortalecimento do crime organizado’ revela que o Facebook tem sido utilizado por uma facção atuante da região Norte do país. Os dados constam no livro ‘Investigação Científica nas Ciências Sociais Aplicadas Dois’, que reúne artigos que tratam dos problemas do Brasil.
Conforme o estudo, as postagens dos recrutadores do crime incluem fotos, textos e vídeos sobre os referidos crimes. Homicídio, tráfico de drogas, uso de entorpecentes, são os mais comuns. Ainda, segundo a PM, a maioria do público é de jovens e adolescentes a partir dos 14 anos. A região que mais tem pessoas dessa facção é as zonas Norte e Leste de Manaus.
No estudo, os policiais analisaram publicações no Facebook a partir de grupos administrados por pessoas que se dizem integrantes da facção. Um grupo denominado “Compensão” foi o escolhido para a avaliação por conter mais de 30 mil membros e estar associado à organização criminosa. As publicações monitoradas são referentes aos meses de janeiro a setembro de 2018.
O artigo da PM na íntegra pode ser acessado aqui
Da redação, do Portal Projeta