O governador Wilson Lima (União), está concentrando seus esforços na recriação de duas secretarias em seu governo: a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Mineração.
Embora ambos os setores já existam em sua gestão, eles atualmente estão subordinados a outros órgãos. Por exemplo, a Secretaria de Esportes, que até 2018 funcionava como Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), foi incorporada à Secretaria de Educação (Seduc).
Por outro lado, a Secretaria de Estado de Mineração, uma das principais bandeiras do deputado Sinésio Campos (PT), é um setor vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); A pasta é liderada pelo ex-deputado federal Pauderney Avelino.
No entanto, o governador Wilson Lima expressou sua pressa em colocar os dois órgãos em funcionamento, conforme discutido em uma reunião no último domingo.
Essas mudanças devem ser o carro-chefe da reforma administrativa que ele prometeu realizar no início de seu segundo mandato.
A criação da Secretaria de Esportes é uma demanda constante dos atletas de alto rendimento do Estado, enquanto a Secretaria de Mineração pode ter ganhado força após a última reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS).
Nesse encontro, o governador, o ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, e o senador Omar Aziz (PSD) defenderam a exploração do subsolo do Estado.