O governador Wilson Lima (União Brasil) sinalizou a intenção de transformar os veículos da Segurança Pública do estado do Amazonas em uma frota movida a energia limpa. Em entrevista concedida ao jornalista Jefferson Coronel, no programa “Meio Dia com Jefferson Coronel”, Wilson Lima revelou que está trabalhando em diversas frentes para que todos os veículos sejam movidos a gás natural ou energia elétrica até 2026.
Protótipo de viaturas elétricas para o AM
Para garantir que seu planejamento seja cumprido a tempo, Wilson Lima está à frente de uma negociação de parceria com a Build Your Dreams (BYD), montadora de carros elétricos chinesa, que está desenvolvendo um protótipo de carro elétrico para a polícia do estado.
“Eu já conversei com a BYD que está trazendo para o Amazonas um protótipo de carro elétrico para a polícia. Então eles vão colocar aqui para fazer um experimento durante um mês para testarmos e entendermos que tipo de parceria conseguimos fazer para que a nossa frota seja movida a carro elétrico”, destacou o governador.
A montadora chinesa já disponibilizou um protótipo do modelo D1 para a polícia civil do estado de São Paulo em outubro do ano passado e segue se consolidando no mercado brasileiro.
Mudanças nos processos licitatórios do AM
Outra medida de Wilson Lima para assegurar a inclusão de carros elétricos ou movidos a gás natural na frota do estado foi exigir que em todas as licitações para contratos de aluguel de veículos, pelo menos 30% sejam dessas categorias.
“Os processos licitatórios já estão rodando, inclusive já tem processo prevendo essa questão do carro elétrico e movido a gás natural”, afirmou o governador durante a entrevista.
Leia mais:
Gases captados em aterro sanitário viram energia limpa em Manaus