Diferença se mantém nos votos válidos, o que reafirma, a dois dias da eleição, que o futuro governador do Amazonas sai em segundo turno
Pesquisa divulgada nesta sexta (30) aponta que Wilson Lima (União Brasil) lidera a disputa por sua reeleição ao Governo do Amazonas. E com larga margem sobre Amazonino Mendes (Cidadania) no voto estimulado, conforme a Pontual. São 14% de vantagem: 36 a 22%.
Dessa maneira, Amazonino, que liderou todas as pesquisas no período pré-campanha, já sofre o assédio do terceiro colocado, Eduardo Braga (MDB). Este registrou 19% neste levantamento e, portanto, chega quase a empatar com Amazonino na margem de erro de 2,2%.
Conforme a pesquisa, quanto aos eleitores que declararam estar indecisos sobre o seu candidato e aqueles que pretendem anular ou votar em branco, o universo é de 9,5%.
Votos que valem
Quando desprezado esse número, para se chegar aos votos válidos, Wilson Lima tem 39,9%, Amazonino 24,9% e Braga, 21,3%.
Os demais concorrentes, segundo a pesquisa, estão bem distantes desse primeiro bloco. Apenas Ricardo Nicolau (Solidariedade) tem melhor desempenho, com 8,6% dos votos válidos, mais que o dobro que a quinta colocada, Carol Braz (PDT), com 3,5%.
Henrique Oliveira (Podemos), que já foi vice-governador do estado, e Israel Tuyuka (Psol) não passam de 1% da intenção de voto.
A pesquisa não oferece outras informações sobre a intenção do eleitor, como rejeição aos candidatos e nem quanto à divisão dos votos por sexo e religião, por exemplo, fator preponderante nesta eleição.
Sobre a pesquisa
O estudo é da Pontual Pesquisas, que afirma ter ouvido 1.996 eleitores em Manaus e em nove municípios de 22 a 27 deste mês.
O registro no TSE/TRE é AM 06.140/2022.
Leia mais:
Eleições: PF apreende 87 cheques de R$ 120 em aviões em Coari
Wilson divulga site ‘A verdade sobre eles’ contra Amazonino e Braga
Wilson ganha 14 minutos de direito de resposta de Amazonino