Em meio ao aumento no número de casos e de internações pela Covid-19 no Amazonas, o governador Wilson Lima não descartou a possibilidade da criação de um novo hospital de campanha em Manaus. Questionado, Lima declarou ainda não ser necessário tal medida, no entanto, deixou em aberto a possibilidade. A declaração foi feita na manhã de hoje (27), durante coletiva de imprensa.
“A gente já começou a discutir. Mas é uma possibilidade que ainda vemos muito remota. Pode ser que aconteça, não descarto. Estamos estudando com o governo federal que em algum momento já havia oferecido para gente a possibilidade que houvesse um hospital de campanha montado pelos recursos federais. Então nós vislumbramos essa possibilidade, sim”, comentou o governador.
“Nós temos observado um aumento de casos no interior do Amazonas. Alguns deles estão desenvolvendo gravidade e indo a óbito. Principalmente as pessoas que estão indo a comícios, ou entrando em contato com pessoas que participaram destas aglomerações no período eleitoral. Já fizemos uma recomendação ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral] e esperamos que sejam cumpridas as exigências sanitárias”, declarou Rosemary.
Feriados
O governador do Amazonas aproveitou o momento para informar que o feriado do servidor público desta quarta-feira (28) foi transferido para esta sexta-feira (30) com o intuito de reduzir aglomerações. Wilson Lima ressaltou também que a decisão da Secretaria Muncipal de Saúde do Amazonas (Semsa) de fechar os cemitérios no dia de Finados foi de extrema importância, porém é necessário um cuidado maior com a atenção básica de saúde lotado pelo município.
“Ficamos preocupados porque um dos fatores que aumentaram a lotação nos hospitais da capital se dá pela insuficiência do atendimento básico de saúde, cuja responsabilidade é da prefeitura”, pontuou o governador.
Leia mais:
Explicando: a vacinação obrigatória no Brasil
Metade dos municípios do AM abandonou boletim diário do coronavírus
Desmatamento e garimpo abriram caminho para Covid em indígenas
*Reportagem A Crítica