O governador Wilson Lima anunciou nesta terça-feira (06/08) a criação de um voo direto entre o Amazonas e a República Dominicana, previsto para 2025. Esse desenvolvimento surge a partir da assinatura de um memorando de entendimentos entre a embaixada do país caribenho e o Governo do Amazonas, que visa promover cooperação em turismo, segurança, cultura e educação.
Novo Voo Manaus-Santo Domingo
O novo voo Manaus-Santo Domingo é mais um passo para expandir a malha aérea internacional da capital amazonense, com articulação do governador Wilson Lima. A rota será operada pela companhia aérea Arajet e terá duração aproximada de 4 horas, com previsão de início no primeiro trimestre de 2025.
Wilson Lima destacou: “Estamos trabalhando para transformar o Amazonas no ‘hub’ da Amazônia. Tanto Santo Domingo quanto Punta Cana são destinos populares para amazonenses e outros brasileiros. Com essa nova rota, somamos ao já existente Manaus-Panamá, Manaus-Bogotá, o retorno do Manaus-Portugal, e a possível rota Manaus-Lima, fortalecendo o estado como um destino internacional, especialmente na América do Sul.”
Importância do Acordo Bilateral
Patrícia Villegas, embaixadora da República Dominicana no Brasil, coordenou a comitiva do país em Manaus e ressaltou o valor do acordo para o turismo entre as regiões. “A República Dominicana é um destino turístico de destaque e nosso governo busca estreitar laços com o Brasil. A pesca turística em Manaus é muito atrativa para os dominicanos, e a nova rota facilitará o intercâmbio turístico, cultural, gastronômico, ambiental e acadêmico”, afirmou.
Turismo como Matriz Econômica
Ian Ribeiro, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), destacou que o voo representa um avanço para tornar o turismo uma matriz econômica no estado. “O Caribe é um destino fascinante, e a República Dominicana, com suas belas praias, complementa nossa rica natureza amazônica. Esta conectividade aumenta o fluxo turístico, gerando economia e renda para o Amazonas”, analisou Ribeiro.
Memorando de Entendimentos
Além do anúncio do voo, o governador Wilson Lima assinou um memorando de entendimentos com a embaixada da República Dominicana, válido por três anos. O documento busca desenvolver cooperação em áreas como comércio, saúde, ciência e tecnologia, turismo, educação e cultura.
Expansão da Malha Aérea Internacional
Os esforços do Governo do Amazonas resultaram em cinco novos voos diretos de Manaus para destinos internacionais, incluindo Miami e Fort Lauderdale, na Flórida (Estados Unidos), operados pela Gol e Azul Linhas Aéreas. Além disso, há voos diretos para o Panamá, operados pela Copa Airlines, e na América do Sul, para Bogotá, na Colômbia, e Puerto de Ordaz, na Venezuela.