O governador Wilson Lima ampliou de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais ativos e inativos (aposentados e pensionistas) por decreto assinado nesta quinta-feira, 15.
A mudança foi anunciada durante live transmitida pelas redes sociais do governador.
“Acabei de assinar o decreto para ampliar a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais, tanto para aqueles que estão na ativa, quanto aqueles que estão aposentados. Isso começa a valer a partir do momento que o decreto for publicado. Como eu acabei de assinar, amanhã estará publicado”, disse o governador durante a transmissão.
O crédito consignado é aquele concedido com desconto automático em folha de pagamento. A modalidade tem juros menores quando comparado a outras linhas de crédito disponíveis às pessoas físicas pelos bancos.
De acordo com o governo, a medida era uma reivindicação dos servidores.
Antes da alteração, a soma mensal das consignações facultativas a cada servidor não podia ultrapassar 35% da soma dos vencimentos, sendo 30% para empréstimos (consignados) e 5% para operações via cartão de crédito.
Segundo o governo, o novo decreto estadual está em consonância com a Lei Federal 14.131 l, de março deste ano, que acrescentou 5% ao percentual máximo para contratação de operações de crédito, com desconto automático em folha de pagamento.
Leia mais:
Wilson Lima se reúne com representantes de shopping centers
Prefeitura de Manaus inicia cadastro para o ‘Auxílio Empreendedor’
Em meio à crise, Aleam concederá aumento de 5,2% para servidores