domingo, outubro 26, 2025
More
    HomeCotidianoSociedadeWilson foi ao MEC para destravar obras paralisadas em gestões anteriores

    Wilson foi ao MEC para destravar obras paralisadas em gestões anteriores

    Publicado em

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, teve uma importante reunião em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar de diversos assuntos relacionados à educação no estado. Um dos principais temas discutidos foi a retomada das obras de unidades educacionais que estavam paralisadas no período de 2014 a 2018 e contam com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação.

    No estado do Amazonas, existem aproximadamente 200 obras paradas ou inacabadas, a maioria delas sendo a construção de escolas em áreas rurais onde as prefeituras municipais não possuem recursos suficientes para dar continuidade aos projetos. Após a reunião, o governador informou que o ministro confirmou a atualização dos recursos para a retomada dessas construções.

    O Ministério da Educação está implementando medidas legais para permitir que o estado e os municípios trabalhem em colaboração e finalizem essas obras. O compromisso firmado com o Ministério da Educação é que essas construções sejam concluídas efetivamente, de acordo com o governador Wilson Lima.

    O ministro Camilo Santana explicou que o Governo Federal irá atualizar os valores das obras de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) e retomar os contratos para a conclusão desses projetos. Esse processo será coordenado pelo Governo do Amazonas em conjunto com as prefeituras municipais.

    Durante a reunião, também foram discutidos outros assuntos, como o projeto “Escola da Floresta”, apresentado pelo governador Wilson Lima, que recebeu elogios pela iniciativa. A primeira unidade desse projeto, localizada no município de São Sebastião do Uatumã, já teve a ordem de serviço assinada e está em fase de mobilização de equipe e material.

    Além do governador Wilson Lima e do ministro Camilo Santana, estiveram presentes na reunião a secretária executiva do MEC, Izolda Cela, a secretária de Estado de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, e outros representantes do governo estadual e federal. Essa reunião é um passo importante para garantir a retomada das obras e o fortalecimento da educação no estado do Amazonas.

    Leia mais:
    Há 26 anos sem obras, conjunto Juruá recebe intervenções
    Repasses para obras de educação igualam o ano todo de 2022
    Plataforma online mapeará obras paradas em estados e municípios

    Com informações da Gazeta da Amazônia*

    Últimos Artigos

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...

    Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quinta-feira 23/10

    O Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/10, em diversas áreas...

    Mais artigos como este

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...