Farsa é desmascarada pelo Comprova
É falso que o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), apareça à frente, com 51% das intenções de voto, na pesquisa do Ipec e divulgada no Jornal Nacional em 5 de outubro.
O vídeo que circula no Kwai foi editado e inverteu os resultados do levantamento. Na realidade, Bolsonaro teve 43% da intenção de voto dos eleitores, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 51%.
O vídeo manipulado contém imagens do Jornal Nacional, da TV Globo, e mostra os apresentadores Renata Vasconcellos e William Bonner narrando o resultado da primeira pesquisa eleitoral divulgada pelo Ipec.
De acordo com a análise do Projeto Comprova o material manipula o áudio e o vídeo no momento em que é divulgado o resultado da pesquisa.
Na montagem, é atribuído a Bolsonaro o percentual de 51% e para Lula, 43%, o que não é verdade. A imagem que retrata os gráficos é semelhante à que foi apresentada no jornal, mas também foi editada para colocar Bolsonaro à frente de Lula.
É possível perceber o momento em que a voz de Renata é alterada. O mesmo ocorre com a fala de William Bonner, ao informar os dados da pesquisa considerando apenas os votos válidos.
Em nota, a Rede Globo confirmou que a mídia é falsa e que foi manipulada: “Sim, o vídeo é falso e tem manipulação de dados, de imagens e de áudio dos apresentadores”.
Alcance da publicação
Até o dia 13 de outubro, a publicação no Kwai tinha 75,4 mil visualizações, 3,4 mil curtidas, 875 comentários e 4,5 mil compartilhamentos.
Leia mais:
Bolsonaro pede a eleitores para ficarem nas seções até apuração
Lula tem 50% dos votos totais, e Bolsonaro, 43%, aponta o Ipespe
Bolsonaro diz que ZFM será preservada: ‘Como sempre’