Projeto disponibiliza bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Para promover a inclusão social por meio do exercício físico, o UNINORTE – Centro Universitário do Norte lança o projeto Bike sem Barreiras, na faixa liberada da Ponta Negra, no dia 1º de dezembro, às 17h. Uma iniciativa do Instituto Ser Educacional já presente em outras cidades brasileiras, o Bike sem Barreiras é um projeto gratuito que disponibiliza bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida.
O projeto vai funcionar às quartas-feiras e aos domingos, das 16 às 20h. Serão três bicicletas disponíveis para o público PcD: a handbike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; a bicicleta dupla, para ser pedalada por um monitor e 1 pessoa com deficiência visual; e uma bike handsfree.
Para auxiliar o público a utilizar os veículos, estarão presentes alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da UNINORTE, que vão atuar como monitores da ação. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Manaus.
“Esta é uma oportunidade fantástica tanto para a população PcD, que vai fazer uso das bikes, quanto para nossos alunos que vão fazer esse acompanhamento direto com a comunidade. Estamos muito felizes em trazer o projeto para Manaus e executar nosso papel como instituição de ensino, desta vez trabalhando para a promoção da inclusão social”, disse a coordenadora de Responsabilidade Social da UNINORTE, Gilmara Teles.
Sobre o projeto
Inaugurado em 2016, no Recife, em Pernambuco, o Bike sem Barreiras já atendeu mais de 500 pessoas com deficiência durante os dias de ação. Atualmente, a organização está expandindo a atuação da iniciativa para outras capitais do Brasil, incluindo Manaus.
Leia mais:
Em ação inédita, Governo entrega 250 cadeiras de rodas
Governo do AM fecha parceria para recuperação de cadeira de rodas
Alunos da educação especial recebem cadeiras adaptadas da Prefeitura