Teve início neste final de semana a aplicação da primeira dose da Coronavac em profissionais da educação de Manaus. A faixa etária vacinada é de 18 a 49 anos, com comorbidades comprovadas por laudo médico. O anúncio da inclusão do grupo na lista de prioridades para a imunização foi feito na última sexta-feira (19) pelo prefeito David Almeida (Avante).
Os servidores da educação participam do estudo CovacManaus, realizado com profissionais das áreas da Educação e da Segurança Pública de Manaus. O Instituto Butantan, fabricante da Coronavac, doou cerca de 10 mil doses do imunizante para a pesquisa. O estudo tem, entre seus objetivos, identificar o impacto da imunização em pessoas com comorbidades e na prevenção das formas graves da doença em uma região onde predomina a variante P1 do vírus.
No total, mais de 2,2 mil profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) poderão ser vacinados. O estudo está sendo realizado na Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de segunda a sábado, das 9h às 16h. Os servidores precisam ficar atentos ao calendário específico para as faixas etárias dentro do cronograma.
O estudo faz parte de uma ação coletiva entre a Prefeitura de Manaus, a Fundação de Medicina Tropical (FMT), o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema e o Instituto Butantan. Para participar é necessário preencher o formulário de consentimento disponível no site da pesquisa (ipccb.org/covacmanaus).
Leia mais:
David é indicado como representante do Norte no Consórcio de Vacinas
David Almeida anuncia que professores terão prioridade na vacinação
Amazonas recebe mais 221 mil doses de vacinas contra a Covid-19
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta