Exames são prioridade do Estado para enfrentamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ampliou a oferta de exames de mama e de colo de útero na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, no Centro, zona sul de Manaus.
Do início do ano até os primeiros dias de fevereiro, 142 procedimentos considerados prioritários, no enfrentamento e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, foram realizados.
Os exames que passaram a ser ofertados na policlínica são realizados pelo Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM) e o Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero (SRC), voltados para aumentar a efetividade do tratamento das doenças de maior prevalência entre as mulheres do Amazonas.
A capacidade instalada da unidade para a realização destes procedimentos conta com equipamentos, profissionais qualificados e estrutura para acolhimento das mulheres.
A SES-AM realiza intensificação das ações voltadas à oferta destes serviços, desde outubro de 2021, visando à integralidade do cuidado, com atuação de equipe multidisciplinar formada por médicos ginecologistas, mastologistas, radiologistas, entre outros profissionais.
Ampliação – Considerada uma das ações prioritárias e estratégicas para o enfrentamento do câncer de colo do útero e mama, o Amazonas garantiu a ampliação da oferta do exame citopatológico para diagnóstico do câncer de colo de útero. A quantidade passou de 72,4 mil para 93,9 mil exames por ano, um incremento de cerca de 30%.
Descentralização – Também foi ampliada a capacidade do estado em realizar o procedimento de conização (retirada de uma porção do colo do útero para biópsia), desta vez no Hospital Delphina Aziz. Essa é a primeira vez que o Estado implanta uma unidade hospitalar de referência para a conização, descentralizando da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
A conização é feita quando existe alguma alteração identificada através do exame preventivo e também serve como tratamento, outra prioridade para redução da incidência e mortalidade pelo câncer de colo uterino.
Às mulheres que ainda aguardam este procedimento, a orientação é que retornem às unidades onde o procedimento foi solicitado, pois essa paciente pode não ter sido localizada por meio dos telefones deixados nos cadastros. É importante que a população sempre mantenha as informações de contato atualizadas.
O fluxo estabelecido para os serviços de saúde da mulher prevê, primeiramente, o atendimento com profissionais da atenção primária que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As unidades construíram os protocolos de acesso, qualificaram as equipes e realizaram reuniões para que o percurso terapêutico esteja alinhado em toda a rede de assistência.
Leia mais:
Projeto destina 10% de vagas no Sine para mulher vítima de violência
Aprovado PL que incentiva doação de cabelos para mulheres que sofrem com alopecia
Senado aprova distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda