O aumento das operações e também a realização de patrulhamento ostensivo impactou na redução do número de roubos no transporte coletivo, em Manaus. Nos cinco primeiro meses deste ano, foram registrados 772 crimes, uma redução de 37% comparada ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.237 roubos dentro de ônibus.
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Somente em maio, a queda no número de roubo a ônibus foi de 44,3%, com 129 registros contra 232 de maio do ano passado.
A Polícia Militar desenvolve diversas ações para coibir os assaltos dentro do transporte coletivo, dentre elas as operações Águia e Catraca. De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Jorge Alves, a intensificação de ações preventivas direcionadas à redução de crimes dessa natureza tem impactado positivamente.
“A participação da população é fundamental. Nós temos o aplicativo ‘Aviso’ e ainda a nova dinâmica de abordagens a coletivos, a qualquer momento, nos trajetos das linhas, além das ações saturação e ocupação, nas áreas de maior incidência criminal, também foram determinantes para essa redução dos índices”, disse.
Instaurando inquéritos policiais e investigando indivíduos envolvidos com roubos em transporte coletivo, a Polícia Civil vem realizando diversas prisões ao longo do ano, de criminosos contumazes em crimes dentro dos coletivos.
Segundo o delegado Torquato Mozer, titular do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP), nos últimos meses parte das investigações e prisões giraram em torno de criminosos envolvidos com roubos. Ao todo, aproximadamente dez homens foram presos, sendo cinco por mandado de prisão preventiva.
“Além das prisões e investigações rotineiras na delegacia, também focamos em fazer o levantamento de quem estava fazendo assaltos nos ônibus da área, identificamos autoria e materialidade e conseguimos efetuar a prisão desses indivíduos que vinham cometendo assaltos em série, muitas vezes, no mesmo ônibus”, afirmou.