quarta-feira, dezembro 3, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasRespirAR ultrapassa 6 mil atendimentos em reabilitação pós Covid-19

    RespirAR ultrapassa 6 mil atendimentos em reabilitação pós Covid-19

    Publicado em

    O projeto é voltado para a reabilitação cardiopulmonar e física de pessoas que tiveram a doença

    O Governo do Amazonas, por meio do Projeto RespirAR, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou mais de 6 mil atendimentos em três meses. O projeto é voltado para a reabilitação cardiopulmonar e física de pessoas que tiveram Covid-19.

    Os pacientes são atendidos na Vila Olímpica de Manaus, Centros de Convivência, Policlínicas e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIS). A equipe multidisciplinar do projeto conta com 24 educadores físicos, 76 fisioterapeutas e apoio de técnicos de enfermagem.

    Contaminado pela Covid-19 em julho deste ano, Samuel Monteiro, 62 anos, teve 90% do pulmão comprometido, precisou ficar intubado por 13 dias e passar pelo procedimento de traqueostomia. Devido às complicações, ele chegou a perder 25 quilos.

    “Cheguei no RespirAR em agosto, sem poder ficar em pé, não conseguia dá um passo sequer. Mas graças ao acompanhamento dos profissionais do projeto, voltei a caminhar, nadar e faço musculação. Minha qualidade de vida é melhor do que antes da doença”, declarou Monteiro.

    O fisioterapeuta intensivista Bruno Mendes que, desde o início do projeto, coordena a equipe de fisioterapeutas na Vila Olímpica, zona centro-oeste de Manaus, ressalta que no início foi muito difícil devido ao desconhecimento sobre a Covid-19. “O maior desafio no início da pandemia foi trabalhar com uma doença que desconhecíamos, inicialmente não sabíamos das consequências e da severidade da doença. Sem contar que cada pessoa reage diferente ao vírus, temos que estudar com atenção cada caso”, relatou.

    Para o coordenador do RespirAR, Neibe Araújo, é uma grande satisfação para toda equipe do RespirAR ver que o trabalho está sendo efetivo. “Para que pudéssemos chegar a esta marca de atendimentos, temos nos empenhado bastante, fazendo do projeto um momento histórico para Amazonas e referência para todo Brasil”, destacou.

    A fisioterapeuta especialista em fisiologia do exercício Gielle Maciel, que atua no CAIMI Ada Rodrigues Viana, localizado no bairro Compensa, zona oeste, declara que o Governo do Amazonas teve muita sensibilidade ao criar o projeto RespirAR. “A iniciativa trouxe mudança de vida para muitos pacientes na reabilitação e qualidade de vida”, pontuou.

    Leia mais:
    Prefeitura de Manaus informa novos intervalos para segunda dose
    Internações por covid-19 disparam e podem interromper flexibilizações
    Novo protocolo para realização de grandes eventos é anunciado

    Últimos Artigos

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...

    Curso de maquiagem melhora autoestima de internas em Manaus

    A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou um curso...

    Mais artigos como este

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...