A preferência dos eleitores pelo PT entre todos os partidos políticos disparou e atingiu 17,9% dos eleitores após a decisão de Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações e devolveu a elegibilidade ao ex-presidente Lula.
Os dados são da 8ª edição da Pesquisa Fórum, realizada entre 12 e 16 de março, em parceria com a Offerwise.
O levantamento mostra uma reviravolta na preferência pelo partido de Lula, que vinha caindo desde o primeiro levantamento, de maio de 2020, quando estava em 13,76%.
Em junho do mesmo ano, o porcentual foi para 11,38%, baixou para 9,8% em outubro e chegou ao menor patamar em novembro, com 9,3%.
O PT lidera a lista, seguido pelo PSDB, que marcou 5,6% na última pesquisa – 0,8% acima da anterior. A terceira posição é do PSL, partido usado por Jair Bolsonaro (Sem partido) para chegar ao Planalto, que marcou 4,2%.
O aumento da preferência pelo PT causou um movimento reverso em outros partidos do campo progressista, especialmente no PSOL, que derreteu de 4,2% para 0,9% da preferência dos entrevistados. O PDT oscilou de 2,2% para 1,5%, e o PSB foi de 2,2% para 1,1%. O PCdoB oscilou de 0,4% para 0,5%.
Renda
A pesquisa mostra que um em cada quatro eleitores – 25,7% – que preferem o PT ganham até 2 salários mínimos. A preferência cai a medida que a renda aumenta: 16,1% entre 2 e 3 SMs, 10,8% entre 3 e 5 SMs, 8,6% entre 5 e 10 SMs, e 5,7% acima de 10 salários.
No PSDB, a configuração é inversa, com a maioria dos eleitores – 10,5% – se concentrando na faixa acima dos 10 salários mínimos. Entre os mais pobres, apenas 3,7% citam os tucanos na preferência.
Regiões
A maioria dos eleitores petistas se concentra no Nordeste, responsável por 31,2% da preferência pela sigla. Já o PSDB é mais forte no Sudeste, onde estão 9,1% de seus eleitores. Mesmo assim, os tucanos ficam atrás do PT, que tem 10,8% de eleitores da região.
Leia mais:
Explicando | A decisão que anulou as condenações de Lula
Doria convida Lula e Dilma para tomarem vacina contra a Covid
Lula diz que vai apoiar qualquer candidato que possa derrotar Bolsonaro
*Reportagem da Fórum