Tramita na Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei que quer incluir no plano pedagógico das escolas municipais de ensino de Manaus ações de conscientização e capacitação socioemocional dos estudantes.
O projeto é de autoria do vereador Fransuá (PV) e, segundo ele, tem por finalidade “preparar os estudantes para a vida, de forma a se tornarem pessoas mais criativas, emocionalmente inteligentes e protagonistas de sua própria história”.
O parlamentar argumenta, ainda, que “o desenvolvimento pleno, garantido pela Constituição Federal, para o efetivo exercício da cidadania não é apenas cognitivo, mas também socioemocional. Assim, é importante que as crianças manauaras sejam estimuladas a potencializar habilidades emocionais”.
De acordo com o texto da proposta, deverá conter no plano pedagógico das escolas da rede municipal de ensino, ações para a promoção do reconhecimento de emoções, capacidade de lidar com elas, com as pressões sociais, exercício da empatia, diálogo, resolução de conflitos, cooperação e respeito ao próximo.
O PL determina, ainda, que o Executivo Municipal estabeleça que ações serão desenvolvidas para capacitar socioemocionalmente os alunos, que poderão ser palestras, debates, vivências, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos e professores, dentre outras iniciativas.
Leia mais:
Deputada aciona Justiça pedindo urgência na vacinação de professores
David Almeida anuncia construção de 5 mil casas populares
Governo do Amazonas entrega cerca de R$ 140 mil para setor social
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
* Informações da assessoria de Comunicação do vereador