A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão teve início na manhã desta sexta-feira (9) e se encerra no dia 12 de novembro. Os candidatos terão 35 dias para expor suas ideais nos veículos de comunicação. No primeiro turno das eleições, o horário eleitoral gratuito em bloco ocupará 20 minutos por dia, de segunda a sábado. Também haverá 70 minutos diários em inserções, inclusive aos domingos. Apenas os candidatos a prefeito terão direito à propaganda nos blocos de 20 minutos. Com duração de 10 minutos cada, os blocos serão exibidos no rádio das 6h às 6h10 e das 11h às 11h10. Na televisão, serão veiculados das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40.
O candidato Ricardo Nicolau (PSD) tem o maior tempo de propaganda, 2m44s. Amazonino Mendes (Podemos) é o segundo, com 2m7s. José Ricardo (PT) tem 1m16s. O candidato Alfredo Nascimento (PL) tem 1m13s. David Almeida (Avante) tem 58s. Alberto Neto (Republicanos) ficou com 50s. O prefeiturável Marcelo Amil (PCdoB) tem 17s, Coronel Menezes (Patriotas) 16s, e Romero Reis (Novo) 15s. Dos 11 candidatos de Manaus, dois não terão direito à propaganda eleitoral no rádio e na televisão por conta da representatividade deles no Congresso Nacional. São eles: Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Confira como foi o primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita:
Amazonino Mendes, candidato a prefeito pelo Podemos, propôs deixar as posições ideológicas de lado e disse: “se você é esquerdista, direitista ou qualquer outro ‘ista’, esqueça. Esse é o momento de nos alinharmos aos milhares de “istas” que realmente importam. Aqueles que fazem esta cidade funcionar. Motoristas, eletricistas, diaristas, lojistas e tantos outros que farão Manaus uma cidade otimista”, expôs Amazonino ao usar um jogo de palavras.
O deputado Wilker Barreto, vice na chapa de Amazonino Mendes também fez uma aparição em uma das inserções. Wilker afirmou que a pandemia do novo coronavírus levou milhares de vidas e causou uma outra crise na “economia”. Ele sustenta que é urgente “resolvermos os problemas da saúde”, mas também é urgente “pensarmos num tratamento para pandemia econômica”.
O candidato do PSD, dono da Samel, Ricardo Nicolau, abriu a inserção criticando a falta de alternância na política local: “Nos últimos 30 anos, Manaus teve praticamente três prefeitos e os mesmos problemas continuam até hoje. Não adianta insistir em alguém que teve oportunidade e não resolveu. É preciso acreditar em uma nova gestão com novos projetos e novas ideias”, concluiu.
Apesar de reclamar de uma suposta “velha política”, Ricardo Nicolau foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com apoio total do então governador Omar Aziz (PSD). Em outra inserção curta, Nicolau enfatiza a trajetória dele dentro da Samel e usa os feitos do cargo de deputado estadual para prometer que vai “cuidar de vidas como prefeito de Manaus”.
Nicolau se comprometeu, ainda, a construir o primeiro hospital municipal de Manaus com “150 leitos e capacidade para 1.500 cirurgias por mês” nos primeiros 180 dias da sua provável gestão à frente da Prefeitura. Vanessa Grazziotin pediu voto para Marcelo Amil e Dora Brasil, postulantes do PCdoB à Prefeitura de Manaus. “Você precisa de alguém jovem na prefeitura”, pediu a ex-senadora.
Junto com sua candidata a vice-prefeita, Marklize Siqueira, o candidato a prefeito petista, Zé Ricardo, prometeu ampliar a participação da “juventude” e da “mulher” na Prefeitura. “O Zé Ricardo é certeza de participação de todos e todas, ele respeita as diferenças e a diversidade e já mostrou que tem compromisso com quem mais precisa”, disse Marklize ao elogiar Ricardo.
David Almeida (Avante) prometeu retomar o que deu certo na sua gestão interina de quatro meses no governo do Amazonas. A propaganda de David procurou promover os feitos no governo do Estado e lembra que os professores receberam os maiores abonos salariais da “história”, além de ter “zerado a vila da saúde”.
Candidato a prefeito com apoio do atual prefeito Arthur Neto, Alfredo Nascimento prometeu armar a guarda municipal e abrir concurso público para novos agente que receberão “treinamento especial para proteger as pessoas” em locais públicos e nos transporte público.
Leia mais:
Tempo e ordem de candidatos no horário eleitoral são definidos
Secretaria das Pessoas com Deficiência é promessa de David Almeida
Whatsapp não poderá realizar disparos em massa
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta