Projeto quer mobilizar homens pelo fim da violência contra a mulher
De autoria da deputada estadual Alessandra Câmpelo (MDB), o projeto de Lei 496/2020, pretende instituir o Dia da Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no dia 6 de dezembro. A proposta visa unir, ampliar e fortalecer o combate a esse tipo de violência por meio da inclusão dos homens.
De acordo com o texto do projeto de Lei, no dia 6 de dezembro poderão ser realizadas campanhas, palestras, debates, encontros, panfletagens, distribuição de laços brancos, eventos e seminários com objetivo de sensibilizar e mobilizar homens.
Segundo a parlamentar, o combate à violência contra a mulher é uma pauta de todos e, por isso, a participação de homens tem papel essencial para a conscientização de outros homens sobre o tema. “Estamos seguindo a mesma linha do que é feito pela ONU Mulher, que criou a campanha ElesPorElas (HeForShe) em 2014. A igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres. A voz deles pode ajudar a difundir que a igualdade para meninas e mulheres é uma causa de todos”, explicou.
Na justificativa do PL, a parlamentar argumentou ainda que “diversos movimentos contra a violência à mulher estão presentes em nosso cotidiano, na sua grande maioria são mobilizações realizadas por lideranças femininas. Acreditamos que para o fim desta lamentável prática delituosa é de extrema importância a participação dos homens no engajamento para disseminar a conscientização de outros homens”.
Leia mais:
Mulheres representam 54% dos servidores públicos do Governo do AM
Nomes de condenados por violência contra a mulher podem ir para internet
Mulheres vítimas de violência e gestantes terão gratuidade em transporte
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta